"Não vamos admitir calote com a nossa RGA", avisam servidores estaduais, que fecham o cerco ao governo e encaminham enfrentamento Destaque

Terça, 05 Abril 2022 22:33 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Indignados com o descaso do governo Mauro Mendes, que continua se recusando a dialogar com as lideranças sindicais, os servidores públicos estaduais decidiram mudar o tom do discurso e prometem ir pra cima com tudo daqui por diante, para garantir a recomposição salarial e a realização de concurso público.

O tempo urge, e por isso o Fórum Sindical, reunido ontem à tarde na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Carreira dos Profissionais de Desenvolvimento Econômico Social (Sindes/MT), decidiu convocar os servidores para atos na Casa Civil e na Assembleia Legislativa já nesta quinta-feira (7).

Além disso, ficou definido que a capital de Mato Grosso terá duas grandes manifestações no mês de maio. No Dia do Trabalhador acontecerá o Grito dos Excluídos, ato unificado com os trabalhadores da iniciativa privada, e para o dia 16 foi aprovada a realização de uma grande manifestação dos servidores públicos estaduais, com caravanas de todos os cantos do estado.

Até mesmo a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso - SISMA/MT, Carmen Machado, que sempre adotou uma postura mais diplomática em busca de diálogo, já perdeu a paciência. Ontem, acompanhada da inseparável 1ª secretária, Tatiana Lima da Costa Refosco, ela afirmou que toda semana tem ido à Assembleia Legislativa, porém sem conseguir despertar a atenção da classe política, nem para as pautas coletivas e nem para as específicas.

"Teremos que partir para o enfrentamento, e daqui em diante só apoiaremos os políticos realmente comprometidos com a luta dos trabalhadores, os demais serão expostos", avisou Carmen, salientando que desejava sair da reunião no Sindes sabendo o que fazer para levantar todas as carreiras. Foi daí que surgiu o calendário de mobilização do Fórum Sindical, porque ninguém mais quer se limitar a aprofundar discussões nos grupos de whatsapp.

Sintap/MT

A presidente do Sindicato do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT), Diany Dias, participou da reunião e deu informes sobre uma reunião que ela teve com o secretário-chefe da Casa Civil, Basílio Bezerra, pela manhã. Segundo ela, foi uma reunião proveitosa, mas o secretário informou, na ocasião, que o governo não atenderá as categorias coletivamente.

Diany é uma das coordenadoras do Fórum Sindical, com Carmen Machado, Laudicério Machado (ACSPMBM/MT), e Valdeir Pereira (Sintep/MT). Dos 4 coordenadores, apenas o Valdeir não compareceu, porém o Sintep foi representado pelo secretário de Finanças, Orlando Francisco.

O diretor do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig/MT) Antonio Wagner de Oliveira declarou que há pessoas se comportando como pelegos para conseguir as coisas junto ao governo do estado, e que a imagem que está ficando em evidência é a de um sindicalismo que tem medo de enfrentamentos e não se indispõe com o governador Mauro Mendes.

Avanço das terceirizações

"Algumas carreiras tiveram melhorias, mas não foram os servidores que conquistaram, foi o governo do estado que estabeleceu", disse Wagner. Ele também alertou o Fórum Sindical sobre o avanço das terceirizações e sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32, da reforma administrativa, que simboliza o fim do serviço público no País.

Antonio Wagner falou da Lei Complementar nº 600/2017, que, conforme lembrou, está caminhando com o teto de gastos. "É o arcabouço que legitimou as terceirizações no estado de Mato Grosso. Essa lei abriu a possibilidade de terceirizar até mesmo parte da área fim do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT)", explicou. Segundo ele, os servidores têm que ir para as ruas e pedir concurso público, têm que enfrentar as terceirizações e precisam combater a LC 600/2017".  

Veja todas as fotos da reunião aqui abaixo, no final da matéria.

Confira, a seguir, a lista completa das entidades sindicais e seus representantes, presentes na reunião no Sindes:

- Adolfo Grassi de oliveira e Carlos Wagner Ribeiro (Sindes/MT);
- Diany Dias (Sintap/MT);
- Carmen Machado e Tatiana Lima (Sisma/MT);
- Antonio Wagner (Sinpaig/MT);
- Domingos Sávio Garcia, Associação dos Docentes da UNEMAT (Adunemat);
- Renato Brandão e Eunice Teodora em Santos Crescencio, a Nicinha, Sindicato dos Profissionais de Habilidades Específicas do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (SINPHESP/MT);
- Henrique Lopes (CUT/MT);
- Orlando Francisco (Sintep/MT);
- Luiz Wanderlei dos Santos, Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso (Sintesmat);
- Laudicério Machado, Associação de Cabos E Soldados PM BM/MT (ACSPMBM/MT).

 

Luiz Perlato - SINTAP/MT

 

Ler 1190 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Terça, 05 Abril 2022 22:53
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros