Imprimir esta página

Delegados e subdelegados protagonizam reunião e apresentam sugestões ao Sintap-MT Destaque

Quarta, 23 Março 2022 13:45 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Na abertura da 1ª reunião dos diretores da gestão 2022-2025 do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT), a presidente, Diany Dias, declarou que uma das principais questões a serem debatidas é a falta de sustentabilidade aos servidores para o desempenho de suas funções junto ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) e Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). As falas dos delegados reforçaram o discurso da presidente.

Os delegados e subdelegados falaram das mazelas existentes e apresentaram sugestões para que o Sintap-MT possa estar desenvolvendo junto às bases.

Resgate

Para o delegado da Sucursal de Cuiabá, Ronair Alves de Oliveira, o Sindicato tem que procurar resgatar o sentimento de união da categoria. "Vejo que hoje o Sintap está muito distante da nossa base, que são os nossos sindicalizados", disse ele.

Ronair pediu união em torno dos objetivos. "Porque às vezes o Sindicato se propõe a fazer alguma coisa, mas dentro da própria diretoria tem membros que impõem barreiras ou criam dificuldades. A discussão é salutar, mas temos que buscar um meio comum para se chegar a um resultado final que seja bom para todos, e não se deve ficar simplesmente fazendo oposição por oposição", concluiu.

Houve várias falas chamando a atenção para as práticas antissindicais, que, por exemplo, dificultam a participação dos servidores nas mobilizações organizadas pelo Sintap em defesa dos interesses da categoria.

Falta de efetivos

Representando o delegado da Sucursal de Matupá, o vice-presidente do Sindicato, Isidoro Celso dos Santos Júnior, chamou a atenção para a falta de efetivo nos municípios do interior do estado.

Reforçando esse posicionamento, o diretor de Assuntos Políticos, Francisco Borges, lembrou que o Sintap-MT vem cobrando providências do governo do estado há muito tempo.

"Precisamos de concurso público, e essa tem sido uma nossa bandeira de luta há mais de 20 anos", disse ele, destacando a situação do Intermat, que só tem 33 servidores de carreira, e 70 servidores são contratados".

Sobre o Indea, foi observado que, contrariamente à falta de servidores nas bases, a central está saturada de médicos veterinários.

Fechamento de postos nas fronteiras

O delegado da Sucursal de Cáceres, João Vicente Delarcos, fez uma abordagem sobre os pontos negativos da desativação de postos fiscais nas fronteiras, que segundo ele facilitou a circulação clandestina de animais, com indícios de animais vindos até mesmo do Acre, sem que se saiba se a entrada foi pelo território brasileiro ou boliviano, porque essas passagens acontecem à noite, principalmente durante a madrugada.

Delarcos sugeriu que o Sindicato procure saber o real motivo do fechamento dos postos fiscais, que geravam fiscalização nos produtos da agricultura, pecuária e madeira.

O delegado de Cáceres falou, também, sobre conflitos de credibilidade por parte de servidores locais em relação ao Sindicato, envolvendo pedidos de desfiliação.

Sobrecarga de trabalho

A delegada da Sucursal de Água Boa, Kelly Cristina Marmet, falou sobre a dificuldade na regional com o pessoal que é obrigado, por força do trabalho, a executar tarefa fora do horário padronizado. Devido ao pequeno número de servidores, há sobrecarga de trabalho e metas não alcançadas, gerando críticas de superiores. Segundo as informações, há 3 unidades sem afedaf 1.

Segundo Kelly, os servidores estão desmotivados, e isso está influenciando na qualidade de vida e no ambiente de trabalho, e também há pessoas desestimuladas falando de desfiliação.

Luiz Perlato/SINTAP-MT

Ler 556 vezes
Avalie este item
(1 Votar)
Última modificação em Quinta, 24 Março 2022 00:13
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Mais recentes de Sintap-MT

Galeria de Imagens