Imprimir esta página

Fórum Sindical se reúne com pré-candidato ao governo do estado Destaque

Segunda, 14 Março 2022 15:16 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Em sua disposição de dialogar com todos os candidatos a governador de Mato Grosso, na manhã de hoje (14) as lideranças do Fórum Sindical estiveram reunidas com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, que tirou férias para articular sua possível candidatura ao Governo do Estado. O local do encontro foi o Hotel Holiday Inn, e a reunião, inicialmente estava prevista para acontecer somente com os servidores públicos e o prefeito licenciado, acabou atraindo também inúmeras entidades da iniciativa privada. Na sala lotada, o pré-candidato ouviu um pedido comum de todos eles: que, se eleito for,  valorize e escute a classe trabalhadora.

A luta unificada dos trabalhadores foi incentivada pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT), Diany Dias, que foi uma das integrantes da mesa, com os demais coordenadores do Fórum Sindical (o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público -Sintep/MT, Valdeir Pereira; a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso - SISMA/MT, Carmen Machado; e o presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso - ACS-PMBM/MT, Laudicério Aguiar).

"Vamos nos dar as mãos, e juntos, independentemente se é servidor público municipal, estadual e federal. Temos que bater na porta de todos, da sociedade e até mesmo das associações de moradores dos bairros, para falar da importância do serviço púplico desempenhado pelos servidores. Espero que todos aqui levem essa mensagem às suas base destacando a importância dessa união da classe trabalhadora", declarou Diany.

Para o líder sindical Antonio Wagner, essa união entre trabalhadores públicos e privados é fundamental para se recolocar o país nos trilhos. "A todos vocês a minha solidariedade, e obrigado pela presença de todos. Não estamos esquecendo das dores e dos problemas de vocês, pelo contrário". Na sala da reunião havia um número expressivo de representantes de trabalhadores da iniciativa privada. Desde à reforma trabalhista os trabalhadores do setor vêm perdendo direitos tanto quanto os servidores públicos.

Segundo o presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Mato Grosso, Dejamir Soares, uma das categorias mais afetadas pelas reformas trabalhista e da previdência foi a dos enfermeiros, que durante a pandemia arcaram com a responsabilidade de tratar da população, em muitos casos pagando com a própria vida. Ele também destacou o papel desempenhado pelos enfermeiros durante a campanha de vacinação, mas destacou que os trabalhadores do setor não foram valorizados por isso, tendo em vista as dificuldades para aprovação do projeto de lei do piso salarial para enfermeiros e técnicos no país.

Após ouvir a todos, Emanuel Pinheiro destacou que a Revisão Geral Anual(RGA) é um direito conquistado, e o pagamento nem deveria estar sendo discutido pelos servidores públicos. "Os servidores poderiam estar se dedicando à discussão de outras questões', disse ele, manifestando solidariedade às categorias. Ele também agradeceu a presença de todos, que aceitaram o convite para a reunião e explicou que o objetivo era mais ouvir do que falar durante a reunião com o Fórum Sindical. "Fui eleito duas vezes para prefeito graças ao apoio dos servidores", por isso que o primeiro segmento que eu quis ouvir, logo na primeira reunião como possível pré-candidato ao governo do estado, foi o do Fórum Sindical", afirmou.

Nas palavras de Emanuel Pinheiro, os servidores públicos merecem resgatar a autoestima, e os problemas do Estado não podem ser jogados nas costas dos trabalhadores. “Muito pelo contrário, o servidor público é a solução dos problemas”, concluiu.

Luiz Perlato/SINTAP-MT

Ler 507 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Segunda, 14 Março 2022 23:41
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Mais recentes de Sintap-MT

Galeria de Imagens