Com Fórum Sindical, Diany Dias pede socorro ao senador Wellington Fagundes (PL) em defesa dos servidores públicos estaduais Destaque

Sábado, 19 Fevereiro 2022 03:53 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT), Diany Dias, participou de uma reunião com o senador Wellington Fagundes (PL) e a deputada Janaína Riva (MDB), ontem à noite, no Hotel Paiaguás, em Cuiabá. Foi um evento organizado pelo Fórum Sindical de Mato Grosso, em que Diany é uma das coordenadoras, em busca de apoio nas questões dos servidores públicos estaduais referentes à Recomposição Geral Anual (RGA), previdência e concurso público.

Com salários defasados e nitidamente desvalorizados pelo governo Mauro Mendes, o movimento sindical de Mato Grosso e os servidores públicos estaduais manifestaram sua grande expectativa quanto à possibilidade de ajuda do senador Wellington Fagundes para o atendimento de suas reivindicações, da forma como já vem acontecendo com a deputada Janaína Riva, e o pronunciamento dele foi na direção que os manifestantes desejavam ouvir.

Pré-candidato à reeleição, o senador ouviu os representantes do Fórum Sindical pontuarem que não conseguem chegar ao governador, à Casa Civil e nem mesmo ao secretário de Saúde para o encaminhamento de suas pautas, comuns a todas as categorias dos servidores do executivo estadual. Como disse a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA/MT), Carmen Machado, o FS pede ajuda e, ao mesmo tempo, oferece apoio a Fagundes.

Falando em nome do Fórum, a presidente do Sintap-MT lembrou que o senador Wellington Fagundes é um antigo parceiro do sistema agrícola, agrário e pecuário, que ajudou a melhorar as condições de trabalho do setor e ajudou a população de todas as regiões do estado, e ressaltou que o vê como alguém capaz de intermediar as negociações dos servidores com o governador Mauro Mendes. "Precisamos que o senhor nos ajude a abrir as portas do Palácio Paiaguás, para conseguirmos dialogar com o governador", pediu Diany.

Alerta de greve

Nas palavras do secretário-geral do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig-MT), Antônio Wagner de Oliveira, o político tem que primar pelo diálogo. "Sem o diálogo a gente não avança em nada. Esse é um grande problema da gestão atual do estado, com quem a gente está tentando dialogar, e o governo está empurrando para uma greve geral como foi aquela traumática greve de 2016, que não teve consequências boas para ninguém. Em março, caso não se avance nas tentativas de diálogo, a tendência é que o governo do estado enfrente uma nova greve geral, pois a maioria das categorias enfrenta uma defasagem salarial de 25%, e ninguém aguenta mais essa situação dos salários corroídos pela inflação", disse ele. (Aguardem a matéria completa com Antonio Wagner na próxima semana).

Posicionamento

"Não sou a favor do estado mínimo, sou a favor do estado necessário. O serviço público é extremamente importante, porque é a partir dele que você organiza a sociedade. Quanto mais o servidor público for valorizado, melhor será a prestação de serviço", declarou Fagundes, acrescentando que, na condição de senador, também estará focando na melhor forma de prestigiar e reconhecer o papel do servidor público... governar é a arte de priorizar e principalmente dialogar".

 

Como já havia sugerido dias atrás ao governador Mauro Mendes, o senador voltou a defender a necessidade de uma reunião pública para discutir o tema do serviço público. "Já falei com o governador e sei que ele é reticente, mas estamos aqui para discutir a necessidade da valorização, respeito e principalmente reconhecimento do servidor público do estado de Mato Grosso", frisou.

Além do Sintap-MT, participaram da reunião representantes do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig MT), Sindicato dos Servidores do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema/MT),  Sindicato dos Profissionais de Nível Superior do Sistema Penitenciário (Sinphesp), Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil (Sindepojuc), Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil (Sinpol), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Várzea Grande (Simvag), Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Carreira dos Prof de Desenvolvimento Econômico Social (Sindes), Associação dos Sargentos, Subtenentes, Oficiais Administrativos e Especialistas, Ativos e Inativos da PM/BM-MT (Assoade),  Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Associação dos Servidores Efetivos da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Asager), Sindicato dos Técnicos da Educação Superior da Unemat (Sintesmat), Sindicato dos Oficiais de Justiça de Mato Grosso  (SINDOJUS/MT) e Associação de Cabos e Soldados da Polícia e Bombeiro Militar de Mato Grosso (ACS-PMBM/MT).

 

Luiz Perlato/SINTAP-MT

Ler 707 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Segunda, 21 Fevereiro 2022 09:40
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros