Maria Auxiliadora e Diany Dias discutem parcerias, incluindo projetos de incentivo para a agricultura familiar Destaque

Sexta, 11 Fevereiro 2022 16:28 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

A ex-presidente do Indea Maria Auxiliadora Pereira Rocha Diniz visitou o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT), onde foi recebida pela presidente, Diany Dias, que aproveitou para convidá-la para a semana da abertura do ano fiscal do Sindicato, de 23 a 30 de março.

Na ocasião serão traçadas as metas, objetivos e cronograma do Sintap-MT. "Os participantes poderão expor aos diretores o que eles gostariam que o Sindicato incluísse em suas ações", explicou Diany, destacando que, a partir das ideias e sugestões dos servidores será formatado o plano que o Sindicato colocará em execução.

A presidente do Sintap salientou que gostaria que Maria Auxiliadora participasse também de outras ações do Sindicato.

Hoje aposentada, Maria Auxiliadora tornou-se membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Poxoréu. "Nossa cidade não tinha biblioteca pública, e eu consegui levar uma biblioteca comunitária para lá. O local atende às terças e quintas-feiras, apenas, porque não há servidores nem recursos, mas nestes dias da semana o prefeito libera um funcionário para atender na biblioteca".

Ela também falou de projetos filantrópicos que vem desenvolvendo e informou que é a diretora do Instituto de Tumores, do Hospital Geral, que só atende pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao saber disso, Diany revelou, por sua vez, que o Sintap já patrocinou o Hospital do Câncer e outras entidades, e que existe a possibilidade de doações também para as instituições onde Maria Auxiliadora atua.

Conhecidas de longa data, Diany e Maria Auxiliadora encaminharam novas parcerias. Entre outras iniciativas, Diany informou que o Sindicato já fez campanha com a Unic para arrecadação de alimentos. "Também patrocinamos a creche do Jardim Vitória e ajudamos a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)", disse ela, complementando que a entidade promove rifas, que são compradas pelo Sindicato para ajudar os necessitados. "Mas quando fazemos isso a gente frisa que são os servidores do Indea representados pelo Sintap".

Outra informação repassada para a ex-presidente do Indea é que o Sintap está criando a Associação do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal para ajudar os pequenos produtores. "E vou chamar você para participar da diretoria", disse Diany para Maria Auxiliadora. "Com isso nós queremos lançar a campanha do "É Nois", que representa você, eu e todos nós brasileiros que queiram promover o bem-estar da sociedade. Vamos criar a associação, e através dos projetos a gente pode buscar recursos junto aos parlamentares, conseguir, por exemplo, patrulha agrícola, melhorar a vida no campo, com poços artesianos e outras coisas".

Enquanto isso, Diany já conseguiu 750 toneladas de calcário para a agricultura familiar da Gleba Coqueiral, de Nobres, onde os agricultores puderam plantar mandioca. "Conseguimos com o deputado João Batista (Pros) uma máquina que planta rama de mandioca, para facilitar a vida dos produtores. Isso tudo sem estar organizada em forma de associação. Então, quando criarmos essa associação poderemos fazer muito mais", concluiu.

Luiz Perlato/SINTAP-MT

 

 

Ler 449 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Sexta, 11 Fevereiro 2022 16:40
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros