Em sua primeira sessão após o recesso, Assembleia Legislativa tem protesto do Fórum Sindical com a participação do Sintap-MT Destaque

Quinta, 03 Fevereiro 2022 06:53 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Aproveitando a presença maciça dos jornalistas na abertura dos trabalhos do ano legislativo, na manhã de ontem (02) as lideranças do Fórum Sindical divulgaram, para toda a sociedade mato-grossense, a defasagem salarial, superior a 30% e outras questões que afetam os servidores públicos estaduais. Outra missão, plenamente cumprida, foi a entrega de uma carta reivindicatória ao governador Mauro Mendes e aos deputados.

O Fórum Sindical foi à Assembleia Legislativa para cobrar, principalmente, o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA). As categorias querem reposição das perdas salariais acumuladas desde 2018, realização de concurso público e o fim dos descontos de 14% referentes à alíquota previdenciária.

Um ofício com as reivindicações conjuntas foi entregue ao governador Mauro Mendes durante sua entrevista coletiva à imprensa, e também ao presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), e a outros diversos deputados, com pedido de apoio.

Pobreza

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) manifestou solidariedade aos servidores, se posicionou a favor das reivindicações do Fórum Sindical. "A nossa população está empobrecendo, e o servidor público também está empobrecendo, por conta das perdas salariais, reflexo do não cumprimento dos reajustes relacionados à inflação. Isso faz com que o servidor público volte seu filho à escola pública, passe a não ter plano de saúde e volte a utilizar a saúde pública, sobrecarregando a saúde pública. O pobre está ficando mais pobre, e o rico, mais rico. Esta é uma situação que deve ser pauta aqui na Assembleia Legislativa, e o governador deve levar isso em consideração", declarou Janaína.

O senador Wellington Fagundes (PL-MT), que também esteve na Assembleia, pontuou que os servidores públicos são fundamentais para servir à sociedade, e por isso têm que ter o reconhecimento, e tem que haver o diálogo, para que todos os setores possam ser atendidos.

Mauro Mendes

Na marcha à Assembleia, o Fórum Sindical dialogou com parlamentares e com o próprio governador Mauro Mendes, através da presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT), Diany Dias, que conversou pessoalmente com o chefe do Executivo. Diany também conversou com os deputados Allan Kardec (PDT) e João Batista (Pros), dentre outros.

Questionado pelo Fórum Sindical, o governador Mauro Mendes (DEM) garantiu que o diálogo com os servidores públicos estaduais segue sendo uma orientação expressa aos seus secretários.

Durante a manifestação na Assembleia, os membros do FS também estiveram nas galerias e acompanharam a solenidade de abertura dos trabalhos legislativos de 2022, oportunidade em que alguns gritaram cobrando o pagamento da RGA e outras pautas.

O Fórum Sindical tem reunião ordinária na próxima terça-feira para discussão dos próximos passos da luta dos servidores públicos estaduais.

Luiz Perlato/SINTAP-MT

Ler 2134 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Quinta, 03 Fevereiro 2022 07:18
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros