Imprimir esta página

Diretora anuncia as metas da nova gestão do Sintap-MT Destaque

Sexta, 21 Janeiro 2022 15:38 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Que tal conhecer os projetos do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT) na atual gestão, que assumiu a entidade no início deste mês? Quem fala das metas e ações é a diretora de Assuntos de Aposentados e Pensão, Orenil de Andrade. Leia, a seguir, o inteiro teor da entrevista que ela concedeu nesta semana à Assessoria de Imprensa do Sindicato.

"Um grande marco nesta gestão será o empreendedorismo dos nossos sindicalizados, incluindo, é claro, os aposentados e pensionistas. Temos muitos filiados com dons maravilhosos, muitos deles cantam e dançam, outros são hábeis com o artesanato e a culinária, fazem doces e fazem bolos, dentre outras coisas, e entre esses colegas com habilidades especiais há muitos aposentados e pensionistas.

Outro ponto muito forte do Sintap-MT é que neste Sindicato a gente tem um grande alicerce. Por exemplo, temos os encontros dos aposentados e pensionistas, algo que fortalece e faz com que os nossos aposentados, dos quais eu me incluo, não fiquemos apenas em casa, como se não tivéssemos mais nada para fazer. Então a gente está sempre se reunindo, temos encontros e passeios.

Quando chega o momento de se aposentar os servidores em geral sempre têm um certo receio. Após tanto tempo de trabalho no serviço público, muitos ficam com dúvidas sobre o que fazer depois disso. Será que o setor onde eu atuo vai sentir a minha falta? Esses são alguns questionamentos quando a gente se aposenta. Mas os aposentados e pensionistas do Indea e Intermat têm um suporte muito forte do nosso Sindicato, e também da nossa Associação, principalmente do Sintap, porque aqui todos os aposentados, pensionistas e servidores da ativa têm um ponto de apoio nas questões jurídicas e até mesmo de problemas financeiros.

Então, uma meta da nossa gestão, com a Diany Dias à frente, ela que também é aposentada e isso é histórico na cultura dos sindicatos em Mato Grosso, principalmente aqui no Sintap (pela primeira vez temos vários diretores aposentados, e a nossa presidente é uma aposentada). Portanto, nessa gestão queremos implementar isso, uma gestão compartilhada com os nossos aposentados, pensonistas e ativos, e o mais importante: temos vários servidores que já estão próximos da aposentadoria.

Queremos trabalhar uma política pública funcional de valorização do servidor na sua aposentadoria, para que não tenham receio dessa transição da ativa para a aposentadoria. Tem muitas situações em que a pessoa se aposenta e entra em depressão. Queremos dizer a eles que haverá muitas ações nesta direção, vamos implementar um projeto de valorização dos aposentados e pensionistas, sem esquecer também, é claro, dos servidores da ativa, incluindo aqueles que estão para se aposentar, que seja um ano, dois, três, quatro ou cinco, e começam a se preocupar com o que irão fazer depois que não estiverem mais no trabalho.

Outro ponto importantissimo do nosso Sindicato é que aqui temos assistente social e psicólogo, que é muito importante. Pensa bem, você trabalha durante 30 ou 35 anos, e depois de todo esse tempo no serviço público a cabeça dele é o trabalho 24 horas, porque o Indea e o Intermat é isso. A gente trabalha 8 horas por dia mas vai para casa levando os problemas que tínhamos para resolver, e no outro dia cedo estamos ali naquela lida, então o aspecto do apoio que o Sintap está dando para todos os sindicalizados também abrange a questão emocional.

Basicamente o que queremos fazer nessa gestão é ampliar o trabalho que a nossa antiga diretora, Dona Didi, fez com muito mérito. Ela fez um trabalho muito forte à sua época, voltado para os aposentados e pensionistas. Ela proporcionou vários passeios, tanto em Mato Grosso como no restante do país,incluindo Porto de Galinhas, Caldas Novas e o Malai Manso Resort, que é o nosso ponto estratégico.

Neste ano, como assumimos a gestão a partir de janeiro, a meta é fazer um cronograma incluindo a valorização dos servidores, com eventos especiais no dia do aposentado, por exemplo, confraternizações com os aniversariantes do mês, programação dos passeios, enfim, e trabalharemos muito na política para não perdermos os nossos direitos. Infelizmente o governo não valoriza os servidores e quer desmantelar o serviço público, a política administrativa que aí está, por exemplo, não vê o aposentado como uma pessoa que trabalhou a sua vida toda para estar onde está hoje, da forma como está.

Essa, em síntese, será a nossa prioridade de gestão. Mas a Diretoria do Sintap-MT está coesa quanto a isso, que nós aposentados, pensionistas e servidores da ativa não podemos perder direitos adquiridos.

A meta maior dessa diretoria é a valorização de todas as ações já implementadas pelo Sintap, que são muito boas, fortalecer o empreendedorismo dos nossos aposentados e pensionistas, não deixar nenhuma data passar despercebida, e o mais importante, lutar pelos nossos direitos, políticos, públicos, sociais, financeiro, de saúde, enfim".

Ler 278 vezes
Avalie este item
(1 Votar)
Última modificação em Sexta, 21 Janeiro 2022 16:17
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Mais recentes de Sintap-MT