Imprimir esta página

Há mais de 3 anos sem RGA, servidores contabilizam prejuízos e diminuição do poder de compra, afirma Sintap/MT Destaque

Quarta, 12 Mai 2021 17:37 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Mesmo com a recuperação financeira que iniciou ainda em 2020, o governo de Mato Grosso ainda se nega a garantir o direito dos servidores públicos do Estado ao Reajuste Geral Anual (RGA).

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, os trabalhadores estão há mais de 3 anos sem receber o RGA, que é o aumento para recuperar o índice da inflação. “Para os servidores, a falta de recomposição salarial afetou no poder de compra. Neste ano ainda não tem previsão de que o pagamento ocorra e nós mais uma vez estamos a mercê de uma expectativa que mais uma vez pode ser frustrada”, afirmou a presidente do sindicato, Rosimeire Ritter.

Para saber o quanto os servidores públicos perderam durante esses anos, a diretoria do Sintap/MT, fez um estudo e constatou que foram aproximadamente 10% de prejuízos somente de 2018 para 2019 e mais 5,44% em 2020, totalizando mais de 15% (nominal) e mais de 16% (acumulado).

“O salario a partir de junho de 2020 com a nova alíquota diminuiu ainda em 3% e com a reposição de 2% do RGA de 2018, ainda não receberemos o valor de junho de 2020, fora as perdas decorrentes do não pagamento do RGA, prevista na lei 10.572 ou até mesmo no índice nominal do INPC”, afirmou a diretoria.

Os diretores reforçam ainda, que durante todos esses anos, foram apresentadas inúmeras soluções ao Estado como forma de melhorar a arrecadação dos cofres públicos, em contrapartida, que o governo garantisse esse direito do servidor.

“Nós do Sintap, inclusive, apresentamos inúmeras propostas para o governo do Estado para resolver os problemas do déficit financeiro para que com isso ele não tivesse desculpas para não pagar esse nosso direito, porém, até hoje não tivemos essa reposição que é direito de todo trabalhador”, disseram.

Ler 638 vezes
Avalie este item
(1 Votar)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Mais recentes de Sintap-MT