Sintap/MT parabeniza servidores por brilhante atuação na atividade de identificação de madeira e pelas mais de 20 constatações que ocorreram nos primeiros 40 dias do ano Destaque

Sexta, 19 Fevereiro 2021 14:06 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte
Assessoria de Imprensa
Sintap/MT
 
Mesmo com todo trabalho de orientação e conscientização efetuado por órgãos responsáveis, crimes ambientais continuam a ocorrer constantemente em Mato Grosso. Somente nos primeiros 40 dias de 2021, foram feitas mais de 20 constatações de cargas com madeira ilegal pelos fiscais do Indea/MT, no posto de fiscalização da autarquia, localizado no Distrito Industrial, em Cuiabá. Esse volume representa em torno de 700 metros cúbicos de madeira.
 
De acordo com os servidores que atuam no local, são inúmeras as tentativas para se burlar a fiscalização, mas a principal delas é colocar a madeira ilegal no meio e as demais ao redor. “Essa forma de se tentar esconder a madeira ilegal nós chamamos de caixa. São madeiras que estão descritas em notas fiscais por fora, porém no seu interior está madeira que não está descrita no documento fiscal, sendo essa tentativa uma irregularidade”, contou o Agente de Defesa Agropecuária e Florestal, Jean Carlo de Brito.
 
Em Mato Grosso, somente em 2019 e 2020, foram mais de 36 mil metros cúbicos apreendidos pelos Agentes do Indea/MT, sendo que a região noroeste do estado foi a com o maior índice de extração de madeira ilegal, principalmente entre os municípios de Colniza e Cotriguaçu.
 
Conforme os fiscais do Indea/MT ainda, na maioria das vezes as cargas ilegais são levadas para regiões Sul e Sudeste do país para abastecer as indústrias de móveis e a construção civil.
 
Na oportunidade, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (SINTAP/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, Rosimeire Ritter, parabenizou os servidores pelo trabalho. “Os nossos parabéns a esses valorosos servidores, que realizam um trabalho brilhante de fiscalização em todas as regiões do nosso Estado”.
Ler 405 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros