Imprimir esta página

Assessoria e diretoria Jurídica do Sintap/MT informam sobre processos de servidores na justiça Destaque

Terça, 13 Outubro 2020 15:09 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Desde o inicio da pandemia de coronavírus, os processos como um todo, assim como os dos servidores sindicalizados ao Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, se encontravam sem andamentos em função do isolamento social determinado pelo Estado.

“Durante esse período, apenas houve andamento de alguns trabalhos de forma virtual”, afirmou o assessor jurídico do Sintap/MT, Dr. João Celestino.

Para o diretor jurídico do Sintap/MT, Léo Mezzomo, a pandemia trouxe esses entraves para o andamento dos processos, mas que durante todo o tempo, o sindicato esteve atento a qualquer novidade referente a esses assuntos. “Estivemos em contato com o nosso jurídico que também estava preocupado com o andamento das nossas ações”, disse.

Porém, desde o dia 28 de setembro, uma portaria foi publicada para acesso do público ao Fórum de Cuiabá. A medida traz segurança sanitária aos cidadãos que necessitarem ir até o local, além de assegurar a proteção também dos operadores do Direito e servidores, colaboradores e magistrados que atuam no foro. A Portaria é a de nº 025/2020-DF, que dispõe sobre terceira etapa do Plano de Retorno Programado às Atividades Presenciais (PRPAP) na Comarca.

Conforme o documento, a terceira etapa compreenderá, a princípio, o período de 30 dias (28.09 a 27.10). “Será mantido o percentual máximo de 40% do quadro de servidores em regime de trabalho presencial nas unidades judiciárias ou administrativas, permanecendo o quantitativo remanescente a trabalhar em regime obrigatório de teletrabalho. A jornada de atividades também permanece das 13 às 19 horas”.

Outra informação é a de que o acesso do público externo será permitido das 14 às 18 horas, sendo facultado o atendimento perante os gabinetes, secretarias, unidades administrativas e serviços terceirizados complementares, respeitado as orientações de distanciamento social e etiqueta de higiene e prevenção ao contágio (lavagem das mãos e uso de máscaras).

A Diretoria do Fórum irá disponibilizar, no acesso principal do prédio, colaboradores para atendimento ao público externo, para auxílio e informações, explicando que o atendimento se dará preferência pelos meios tecnológicos disponíveis para atendimento remoto. Os casos estritamente necessários de acesso serão conduzidos a recepção de forma organizada para evitar aglomerações.

A Portaria reforça que nos termos da Portaria-Conjunta nº 428/2020, não estão autorizados a terem acesso, nessa etapa, os reeducandos e processados perante o Juízo Criminal competente que estiverem em cumprimento de pena em regime aberto, semiaberto, liberdade condicional, ou de medida despenalizadora, como suspensão condicional do processo, pena ou transação penal.

O funcionamento da sala passiva será permitido, mas deverá ser reservada perante a Diretoria do Foro e utilizada nos termos do disposto no Provimento nº 15, de 10 de maio de 2020, da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso.

Até o término da terceira etapa de retomada das atividades presenciais (27.10.2020 ), a Diretoria do Fórum de Cuiabá avaliará as condições de implementação das novas etapas, mediante a adoção de medidas mais brandas ou mais severas, conforme se apresentem as condições necessárias de controle e disseminação do novo coronavírus, causador da Covid-19.

Prazos - O documento ainda disciplina a retomada do transcurso dos prazos processuais nos processos físicos e/ou híbridos, realizado em 21 de setembro. Os prazos processuais iniciados anteriormente à data de 17.03.2020 devem ser retomados a partir do prazo previsto no caput deste artigo e contabilizados pelo tempo igual ao que faltava para a sua complementação, nos termos do art. 221 do Código de Processo Civil.

A Portaria determina a retomada, pelos Gestores de Secretaria, do fluxo normal de cargas, devendo ser realizada normalmente a remessa de todos os feitos pendentes para o Ministério Público, Defensoria Pública e demais órgãos/entidades, independentemente de prévio agendamento.

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT

Ler 466 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Terça, 13 Outubro 2020 15:11
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Website.: www.sintapmt.org.br/

Mais recentes de Sintap-MT