Imprimir esta página

Sintap/MT apoia campanha Setembro Amarelo Destaque

Sábado, 12 Setembro 2020 19:09 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Um milhão de pessoas morrem anualmente ao cometerem suicídio no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). É com esse número alarmante que se iniciou o mês de setembro e com ele a campanha de prevenção que busca informar e desmistificar as causas do suicídio.

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira, criada em 2015, com o objetivo de prevenir o suicídio.

No Brasil, os casos passam de 12 mil, mas sabe-se que esse número é bem maior, devido à subnotificação, que ainda é uma realidade. Desse total, cerca de 96,8% estão relacionados a transtornos mentais, como por exemplo, depressão e transtorno bipolar. "Esse cenário preocupante serve de alerta para que a saúde mental seja um tema importante para a saúde pública", afirma a Associação Brasileira de Psiquiatria.

Diante da importância desta campanha, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, apoia essa iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

"Combater o estigma é salvar vidas e auxiliar a sociedade a compreender e identificar casos é a principal forma de ajudar os profissionais da área de saúde, familiares e amigos, principalmente no que se refere à busca por tratamento e instrução da população", reforça a presidente do sindicato, Rosimeire Ritter.

Imbuído desse espírito de colaboração e empatia, o Sintap/MT abraça essa causa e lista algumas maneiras de ajudar alguém que está passando pelo quadro descrito: Não tenha medo de tocar no assunto, coloque-se à disposição para ajudar; Ouça com atenção tudo o que a pessoa disser; e Busque ajuda profissional, mesmo que a pessoa resista.

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT

Ler 399 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Website.: www.sintapmt.org.br/

Mais recentes de Sintap-MT