Fiscais do Indea/MT em parceria com PRF apreendem carga de madeira ilegal em Barra do Garças Destaque

Sábado, 12 Setembro 2020 19:05 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Através de um trabalho em conjunto dos fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT) com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Sema e Sefaz, foi apreendida uma carga de mais de 30m³ de madeira serra na cidade de Barra do Garças. O fato ocorreu há cerca de segunda-feira (07.09).

Conforme os fiscais do Indea/MT, que estavam na ação, a carga que estava em transporte possuía espécies não autorizadas no Documento de Origem Florestal, além de madeira com corte e comercialização proibidos.
“Nós abordamos o caminhão Scania/R 440 A6x4, que transportava a madeira serrada e identificamos espécies sendo transportadas sem estarem autorizadas no Documento de Origem Florestal, o que se configura crime ambiental”, afirmou um dos agentes fiscais.

A carga tinha como origem a cidade de Alto Paraíso/RO e como destino, a cidade de São Francisco/MG.

De acordo com os fiscais, após vistoria na carga, foram encontradas as seguintes Essências Florestais: Astronium sp. (Maracatiara), Sacoglottis sp (Uxi), hiectandra rubra (Canela parda), Apuleia sp (Garapeira), Caryocar sp (Pequi) e Bertholletia excelsa (Castanheira) sendo que estas últimas cinco essências não constam na Nota Fiscal e DOF, portanto, sendo desacobertadas. Também foi encontrado a essência florestal Bertholletia excelsa (Castanheira), madeira que tem o corte e comercialização proibidos. conforme Lei Complementar Estadual 233 de 21/12/2005 artigo 65. Lei de Crimes Ambientais 9.605 de 12/02/1998 artigo 46 - parágrafo Único e Decreto Federal 5.975 de 30/11/2006 artigo 29.

Após os fatos e a constatação de crime ambiental, a ocorrência foi encaminhada para Polícia Civil de Barra do Garças/MT.

A vistoria nos documentos e na carga foi efetuada pelos agentes fiscais do Indea/MT, Aelço Antônio da Silva e Demilson Pereira Borges, com apoio do agente fiscal Filogenio da Rocha Neto e Wagner Passarinho, responsável pelo apoio total no Posto Fiscal de Barra do Garças.

Na oportunidade, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, Rosimeire Ritter, parabenizou os fiscais do Indea pelo trabalho. “Nossos parabéns a esses guerreiros que estão na linha de frente para combater esse tipo de crime. Que não medem esforços no cumprimento de sua missão”, disse ela.

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT

Ler 405 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Website.: www.sintapmt.org.br/

Parceiros