DINHEIRO É BOM, MAS A SAÚDE TEM QUE VIR PRIMEIRO!

Quinta, 23 Janeiro 2020 00:56 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte
DINHEIRO É BOM, MAS A SAÚDE TEM QUE VIR PRIMEIRO! Diany Dias, diretora de Mobilização do Sintap

Guerreiros e Guerreiras!

Em primeiro lugar quero parabenizar a todos e todas pela passagem do Dia do Servidor Público, ocorrido no último dia 28. Em segundo lugar e não de menos importância, quero lembrar que, neste ano, após muitas lutas, nós, servidores públicos, tivemos muitas vitórias a comemorar. Entre elas: a garantia de receber as RGAs 2017 e de 2018 e, ainda, para os do Indea, o ressarcimento dos dias de ponto cortado em função da greve de 2016. Receber dinheiro é muito bom não é mesmo? Mas, temos que ter consciência de que, mais importante, é termos saúde para aproveitar tudo que esses recursos podem nos proporcionar. 

Neste sentido acordei com uma preocupação: estamos em pleno Outubro Rosa e às vésperas de adentrar ao Novembro Zaul (respectivamente campanhas de combate ao câncer de Mama e de Próstata) e as servidoras do Indea e do Intermat, bem como os servidores, já fizeram seus exames para prevenir essa doença? A maioria eu sei que não. Então, peço, cuidem-se! 

A vida é preciosa demais para lutarmos em vão! Com saúde não se brinca! E, por isso, temos o dever para conosco de cuidar desse bem tão valoroso que somos nós mesmos. É tão simples fazer os exames e este é um período mais do que propício para pensarmos em fazer autoexames, no caso das mulheres ou marcar logo consulta com um proctologista. Afinal, cuidamos de tantas coisas e temos o compromisso de honrar todas elas, então, por que não separarmos um tempo para cuidar desse presente que é pensar no futuro com nossa família e uma aposentadoria sem sustos. 

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que em Mato Grosso possam ser detectados 680 novos casos de câncer de mama e 1080 de próstata neste ano de 2018. O índice é muito alto, mas as doenças podem ser evitadas se tratadas a tempo. Por isso, ouçam meu conselho: busquem profissionais de sua confiança e não deixem para amanhã o que pode ser feito hoje. Qualquer dúvida, vocês podem ligar para o Disque-Saúde (136) ou procurar o MT Mama que orienta e ajuda quem está nessa situação ou até mesmo quem quer saber como fazer o autoexame. 

Com a saúde em dia, vamos todos pensar nos muitos anos que ainda temos pela frente e que podemos aproveitar ainda mais sem preocupações. Pensem nisso!   

Autor(a): *Diany Dias é ex-presidente do Sintap e atual diretora de Mobilização da en

Ler 501 vezes
Avalie este item
(1 Votar)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Website.: www.sintapmt.org.br/

Parceiros