TREINAMENTO PARA OCORRENCIAS COM ABELHAS: Sintap/MT parabeniza servidores que participaram

Sexta, 12 Julho 2024 15:54 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Nesta semana, médicos veterinários e engenheiros agrônomos do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) participaram de um treinamento em Cuiabá. O evento, intitulado "Atendimento Inicial em Suspeita de Ocorrência de Doença de Controle Oficial em Abelhas e Intoxicação por Agrotóxico", reuniu profissionais das regionais de Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Bugres, Cáceres e Pontes e Lacerda e foi organizado pelas coordenadorias de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (CDSA e CDSV).


Durante o treinamento, os participantes receberam instruções sobre diversas áreas relacionadas à saúde das abelhas e ao manejo de intoxicações por agrotóxicos. Entre os tópicos abordados, destacam-se: Conduta e Primeiros Socorros em Casos de Acidentes com Abelhas: Ministrado por um médico do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), o módulo forneceu orientações sobre como proceder em situações de emergências envolvendo abelhas em áreas rurais; Programa Nacional de Saúde das Abelhas (PNSAb/MAPA): Uma apresentação sobre o panorama do programa, suas metas e ações em prol da saúde das abelhas no Brasil; Distribuição da População de Rainhas e Colmeias no Brasil: Um estudo sobre a distribuição geográfica das abelhas e as ocorrências de doenças de controle oficial; Tipos de Abelhas e Africanização no Brasil: Histórico e evolução da africanização das abelhas no país; Biologia e Fisiologia das Abelhas: Detalhes sobre as partes das colmeias com foco na saúde das abelhas, além de informações sobre o manejo de abelhas com e sem ferrão; Organização e Comportamentos das Abelhas: Discussões sobre os primeiros contatos com abelhas, suas formas de organização e comportamentos dentro e fora da colmeia, além de métodos adequados de acondicionamento e transporte de rainhas e colmeias.


O treinamento foi composto por aulas teóricas e práticas, proporcionando aos participantes uma visão abrangente e aplicada dos conhecimentos necessários para lidar com a saúde das abelhas e a intoxicação.


Reconhecimento


A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Sistema Agrícola, Pecuária, Agrária e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT), Diany Dias, parabenizou a iniciativa, destacando a importância do treinamento para a capacitação dos profissionais do Indea.
“Este treinamento representa um passo significativo na qualificação dos médicos veterinários e engenheiros agrônomos que atuam na defesa agropecuária, reforçando o compromisso com a saúde das abelhas e a segurança no manejo de agrotóxicos no estado de Mato Grosso. Parabéns a todos os envolvidos na organização e aos participantes”, disse ela.

Ler 165 vezes
Avalie este item
(1 Votar)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros