Sintap/MT Informa: Prorrogado prazo para vacinação contra brucelose Destaque

Quarta, 03 Julho 2024 14:52 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

A campanha estadual de vacinação contra a brucelose em Mato Grosso, que inicialmente se encerraria no dia 30 de junho, foi prorrogada para o dia 31 de julho, conforme a portaria nº 176/2024 divulgada pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT).

O motivo para a prorrogação é um déficit de aproximadamente 249 mil doses de vacinas no estado para essa primeira etapa da campanha, que abrange bezerras bovinas e bubalinas, entre três e oito meses de idade. Este desabastecimento de imunizantes é um problema nacional, de acordo com um ofício circular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que relata a falta da vacina. A previsão do Mapa é que o problema seja resolvido no segundo semestre.


Segundo balanços do Indea, cerca de 30 mil estabelecimentos rurais ainda não haviam adquirido, até a primeira quinzena deste mês, as vacinas contra a brucelose, representando aproximadamente 44% das propriedades com atividade pecuária.


Nos anos de 2011 e 2023, Mato Grosso já havia enfrentado desabastecimentos de vacinas contra a doença transmissível que ataca bovinos, outras espécies animais e humanos. Em ambas as situações, o problema foi solucionado com a prorrogação da etapa de vacinação.


Além da prorrogação do prazo para aquisição e aplicação da vacina, a data para que os médicos veterinários emitam o atestado de vacinação contra a brucelose ao Indea foi estipulada até o dia 02 de agosto.


Fonte/imagem: Indea/MT

Ler 34 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros