Sintap/MT reforça comunicado do Indea sobre as novas restrições quanto ao uso de agrotóxicos à base de tiametoxam Destaque

Quinta, 07 Março 2024 08:24 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT


O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea—MT) emitiu um comunicado o qual é reforçado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT) sobre às novas determinações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acerca do uso de produtos agrotóxicos à base do ingrediente ativo tiametoxam.


O alerta é sobre uma nova medida publicada no Diário Oficial da União (DOU), restringindo a aplicação desse agente químico, como forma de proteção às abelhas e a outros insetos polinizadores.

O texto oficial publicado proíbe a aplicação do inseticida, utilizado em várias culturas agrícolas, por meio de pulverizações e diretamente nas folhas, sendo permitida apenas a aplicação no solo e no tratamento de sementes. Além disso, as medidas estabelecidas pela área técnica do órgão especificam os usos atualmente autorizados conforme culturas, condições e doses. O Ibama estabelece, ainda, que os fabricantes façam adequações nos rótulos e na bula dos produtos.

As medidas já estão em vigor desde a data de publicação, mas os produtores que haviam adquirido agrotóxicos contendo tiametoxam, antes da publicação do Comunicado, poderão utilizar esses produtos até o final do estoque, conforme as orientações autorizadas quando da aquisição, respeitando-se o receituário agronômico e o prazo de validade do produto.


“Fica então o alerta para que os produtores rurais não tenham problemas em relação ao uso desse produto”, lembrou a presidente do Sintap/MT, Diany Dias.

FOTO: Internet/reprodução

Ler 72 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros