Sintap Alerta: Produtores de soja de Mato Grosso devem atualizar cadastro no Indea até 15 de fevereiro Destaque

Quarta, 31 Janeiro 2024 07:44 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT


O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT) emitiu um alerta para os produtores de soja do estado, destacando a necessidade de atualização anual do cadastro das propriedades no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). O prazo final para a atualização é 15 de fevereiro, e a não conformidade pode resultar em penalidades financeiras.


A medida, obrigatória pelo órgão do Governo do Estado, busca manter o controle efetivo sobre as atividades agrícolas, garantindo a segurança alimentar e a sustentabilidade ambiental. O não cumprimento da atualização pode acarretar multas significativas para os sojicultores.


Para realizar o procedimento, os produtores de soja devem acessar o site oficial do Indea-MT e preencher todas as informações solicitadas no cadastro. É essencial fornecer também as coordenadas geográficas precisas da lavoura durante o processo.
Destaca-se que a visita à sede do Indea só é necessária caso a propriedade ainda não esteja cadastrada no órgão. Até o momento, um total de 4.001 produtores rurais já concluíram o cadastramento de 6.553 Unidades de Produção (UPs), cobrindo uma área combinada de 6 milhões de hectares dedicados ao cultivo da soja.


A não atualização até a data limite acarreta uma multa no valor de R$ 2.321,80, evidenciando a importância de cumprir o prazo estabelecido. O Sintap enfatiza que a conformidade com esse requisito é essencial para evitar possíveis penalidades e assegurar a regularidade das operações agrícolas no estado.


“É fundamental que os produtores de soja estejam cientes da urgência desse procedimento, garantindo a continuidade de suas atividades sem intercorrências legais”, lembrou a presidente do Sintap/MT, Diany Dias.

Ler 171 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros