COMUNICADO DE DESLIGAMENTO Destaque

Sexta, 29 Dezembro 2023 19:06 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Por meio deste comunicado, venho informar ao Sintap/MT e a todos os seus dirigentes que estou rescindindo o contrato firmado, com aviso prévio de 30 dias. O motivo do meu desligamento é de natureza pessoal, uma vez que estou me mudando de Cuiabá-MT.

Gostaria de expressar minha gratidão a todos que, ao longo deste período, reconheceram minha competência, em especial à Presidente Diany, que possibilitou meu retorno e sempre me tratou com consideração. Ao Diretor-Geral Vanio, que sempre confiou nos serviços que prestei e conhece a qualidade de tudo que realizei durante as minhas duas passagens pela instituição, motivo pelo qual sempre quis contar comigo.

À Diretora Maria Fernanda, que em pouco tempo viu de perto o profissional que sou e sempre me apoiou diante de qualquer situação.

Ao Diretor Francisco Borges, que lamentou minha decisão de saída na minha primeira passagem pela instituição e confiou diversas vezes na credibilidade do meu trabalho.

Ao Diretor Carlos Ramsay, que na condução da Comissão da Reforma do Sindicato esteve comigo em várias ocasiões e presenciou o empenho da minha assessoria para resolver consensualmente todos os litígios, mesmo diante das dificuldades encontradas. Agradeço a todos os colaboradores da entidade que sempre me trataram com carinho e respeito, sem esquecer ninguém.

Em especial, ao Dr. João Celestino, que contribuiu em várias demandas jurídicas que patrocinei, à Dra. Marina Faiad, que esteve comigo em diversas oportunidades e sempre se mostrou uma colega de profissão excepcional, e, por fim, à colaboradora Iara, que com sua perspicácia, agilidade, experiência e presteza me auxiliou em várias ocasiões neste período. Assim, encerro mais este ciclo em minha vida, mas antes gostaria de tecer algumas considerações que desejo e peço que sejam divulgadas a todos.

Muitas vezes ouvi nos corredores e em reuniões do sindicato a opinião de que a assessoria jurídica deveria ser mais enxuta, pois a instituição tem outras prioridades. A essas pessoas, quero dizer que esse tipo de comportamento não prejudica os profissionais-colaboradores, pois todos possuem competência e currículos formidáveis para trabalhar em qualquer lugar. No entanto, prejudica a própria pessoa que está emitindo essa opinião, uma vez que a finalidade principal de um sindicato é obter conquistas trabalhistas e defender os direitos de seus filiados, o que só é possível com uma assessoria jurídica forte e robusta.

Já estive presente em outras entidades sindicais e, comparando com todas elas, vejo que o valor gasto pelo Sintap/MT com toda a sua assessoria jurídica é proporcionalmente pequeno em relação ao que a instituição arrecada e ao que os outros sindicatos gastam. Meu discurso neste momento se torna imparcial, uma vez que não farei mais parte da instituição, mas não poderia deixar de expor essa situação, pois tenho apreço por vários sindicalizados que também serão prejudicados em caso de enfraquecimento do departamento jurídico da entidade. Saio do sindicato com a gratidão pela moção recebida por todos da assessoria jurídica na assembleia legislativa, porém isso é apenas um breve reconhecimento diante de todas as dificuldades que enfrentamos lidando com o bem mais precioso dos sindicalizados, que são os seus direitos. Uma assessoria jurídica forte não pode concentrar todas as demandas em uma ou duas pessoas, pois sobrecarrega os profissionais e compromete a qualidade das defesas e requisições.

Por essas razões, encerro minha exposição afirmando que a realidade interna de um sindicato, bem como a realidade processual em nosso sistema de justiça, não é tão simples como algumas pessoas pensam, e demandam um conhecimento mais aprofundado antes de proferir qualquer discurso hostil, o que não se consegue saber frequentando o sindicato às vezes.

Portanto, saio e deixo a recomendação de que a assessoria jurídica seja sempre valorizada e que ela se torne cada vez mais forte, para que, consequentemente, o sindicato também se fortaleça. Dessa forma, agradeço a todos e me despeço com gratidão por tudo o que foi semeado neste período.

Desejo sucesso à instituição para que ela continue forte e atuante.

Cuiabá-MT, 06 de novembro de 2023.

Atenciosamente,

Luis Fernando Corá Martins Advogado – OAB/MT 23.818

Ler 317 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Sexta, 29 Dezembro 2023 19:09
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros