DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - Sintap/MT reforça importância da data Destaque

Segunda, 20 Novembro 2023 09:44 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

 

O Dia da Consciência Negra é um momento importante para refletir sobre a história, a cultura e a luta do povo negro. É uma oportunidade de reconhecer a contribuição significativa que os afrodescendentes deram e continuam dando à sociedade em diversas áreas, como arte, ciência, política e muito mais.

Esta data, celebrada em 20 de novembro no Brasil, marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão. É um dia para honrar a memória daqueles que lutaram por liberdade e igualdade, e também para avaliar a persistência das desigualdades e discriminações que ainda existem.

Para o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT), é fundamental entender que a Consciência Negra vai além de um dia específico no calendário. Trata-se de um convite para uma reflexão constante sobre o racismo estrutural presente na sociedade, que afeta a vida de muitos negros em diferentes aspectos, desde acesso a oportunidades até questões de saúde e segurança.

Celebrar a Consciência Negra é reconhecer a beleza da diversidade, promover o respeito mútuo e buscar ativamente a igualdade de direitos para todos, independentemente da cor da pele. É um convite para o diálogo, a educação e a construção de um futuro mais inclusivo e justo para todos os indivíduos.

Ler 228 vezes
Avalie este item
(1 Votar)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros