Consaset: Promovendo a Saúde e Segurança no Trabalho em Mato Grosso Destaque

Terça, 24 Outubro 2023 23:14 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Mato Grosso, um estado agraciado com vastas extensões de terras dedicadas à agricultura, pecuária e atividades florestais, enfrenta desafios constantes quando se trata da saúde e segurança dos trabalhadores nestes e outros setores. Para lidar com essas questões cruciais, o Consaset, ou Conselho de Saúde e Segurança do Trabalho, desempenha um papel fundamental. Este conselho é composto por servidores das principais secretarias do Estado por dois representantes do Forum sindical e que se reunem mensalmente afim de discutir e trazer soluções para que o ambiente de trabalho seja mais seguro e saudável e obedecendo as legislações vigentes.

O Conselho de Saúde e Segurança do Trabalho (Consaset) é uma instância colegiada que visa promover a saúde e segurança dos trabalhadores no estado de Mato Grosso. Sua atuação é pautada na formulação e execução de políticas e diretrizes que visam prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, bem como promover a qualidade de vida dos profissionais envolvidos nos setores do Estado. 

A Representação Sindical no Conselho:

Maria Fernanda Freitas, diretora do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT), assume um papel crucial como representante titular do fórum sindical no Consaset. Sua experiência e dedicação em prol dos trabalhadores a colocam em uma posição estratégica para contribuir significativamente para as discussões e decisões do conselho.

“Nós sempre nos reunimos e trabalhamos no sentido de garantir o direito a saúde e segurança dos servidores”, comentou Maria Fernanda, reforçando que “uma das pautas que já foram abordadas, foi sobre a criação do comitê setorial dentro do Indea, cujo uma das finalidades é de realizar o LTCAT, para que finalmente o servidor com atividade de risco tenha garantido o direito a insalubridade. Além do PCMSO (programa de controle médico de saúde ocupacional) e classificação no PGR (Programa de Gerenciamento de Risco) e PPRA (Programa de prevenção de Riscos Ambientais)”.

O Consaset desempenha um leque de atividades para cumprir sua missão. Entre elas, destacam-se:

Elaboração de Normativas: O conselho participa ativamente na elaboração e revisão de normas e regulamentações que visam garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

Capacitação e Treinamento: Promove ações de capacitação e treinamento para trabalhadores e empregadores, visando a conscientização sobre práticas seguras e a prevenção de acidentes. 

Fiscalização e Monitoramento: Realiza a fiscalização e monitoramento das condições de trabalho nos setores abrangidos, assegurando o cumprimento das normativas vigentes.

Diagnósticos e Estudos: Desenvolve estudos e pesquisas para identificar os principais riscos e desafios enfrentados pelos trabalhadores, subsidiando a tomada de decisões e a implementação de políticas mais efetivas. 

Resultados e Impactos:

Desde sua criação, o Consaset tem desempenhado um papel importante na melhoria das condições de trabalho em Mato Grosso. Através de suas ações, tem-se observado uma redução significativa nos índices de acidentes e doenças ocupacionais, contribuindo para um ambiente laboral mais seguro e saudável.

“Nós buscamos através da nossa participação no Conselho fortalecer ainda mais o compromisso em prol do bem-estar e qualidade de vida dos profissionais que impulsionam o desenvolvimento do estado. Com a continuidade desse trabalho colaborativo, espera-se que Mato Grosso se torne um exemplo nacional em segurança e saúde no trabalho”, finalizou Maria Fernanda.

Ler 417 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Quarta, 25 Outubro 2023 13:23
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros