Importância das abelhas na produção agrícola de Mato Grosso é destacada em encontro de veterinários Destaque

Segunda, 18 Setembro 2023 19:45 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

No recente encontro de médicos veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), a especialista em abelhas e sindicalizada ao Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de MT (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, Érika do Nascimento, ressaltou a vital importância desses insetos para o ecossistema. A palestra abordou diversos temas, com destaque para o papel crucial das abelhas na agricultura.


Outra participação relevante foi da médica veterinária Ana Maria Andrade, também sindicalizada, que discorreu sobre o impacto das abelhas na produção de grãos em Mato Grosso. Segundo ela, aproximadamente 80% da polinização no estado é realizada por abelhas, sendo essenciais para culturas como a soja. Esse processo resulta em um aumento significativo na quantidade e peso dos grãos.


Andrade enfatizou que a ausência das abelhas acarreta em uma queda mínima de 5% na produção, destacando a urgência de preservar esses polinizadores. Ela também reforçou a importância do trabalho do sindicato.


“Através da união dos servidores, podemos garantir inúmeros direitos”, disse ela, que falou ainda da sua expectativa em relação à resolução da questão da URV e enfatizou a necessidade de reconhecimento das autoridades quanto à importância do trabalho realizado pelos profissionais na área. Ela ressaltou ainda que a RGA é um direito adquirido pelos profissionais e que deve ser garantido.


Na oportunidade, a presidente do Sintap/MT, Diany Dias parabenizou as profissionais. “É um orgulho para nós termos profissionais tão capacitadas dentro da nossa instituição. Nossos parabéns e desejo que o sucesso continue sempre presenta na vida delas e todos os médicos veterinários do nosso Indea”, disse ela.

Ler 336 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros