Sintap/MT esclarece polêmica sobre abate aves exóticas e defende legalidade na atuação dos servidores   Destaque

Sexta, 08 Setembro 2023 19:38 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

 

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, vem por meio desta nota esclarecer sobre a polêmica em relação ao abate de 320 aves exóticas, da espécie ‘canário venezuelano’, por risco de gripe aviária.

Na verdade, os animais são oriundos de contrabando animal. Um crime grave que infelizmente ainda persiste no brasil.


Lembramos e informamos ainda que os servidores agiram em conformidade com a legislação vigente, visando a defesa do estado sanitário de Mato Grosso, uma vez que o Indea é a entidade responsável por essa atividade.


O contrabando de animais é uma ameaça não apenas à biodiversidade, mas também à saúde pública, dada a potencial disseminação de doenças. O Sintap/MT destaca a importância de combater essa prática criminosa e reforça o compromisso dos servidores em cumprir a lei e proteger o ecossistema.


Reforça também que esse trabalho é penoso e muito difícil para os médicos-veterinários que são obrigados a fazê-lo para cumprir a lei e defender a risca a saúde animal do Estado de Mato Grosso.


Aproveitamos para também reforçar a necessidade de conscientização da sociedade e cooperação das autoridades para coibir o contrabando e preservar a fauna e flora do país.


O Sintap/MT encoraja a implementação de medidas efetivas para prevenir futuros casos semelhantes e assegurar a segurança e bem-estar da biodiversidade. A atuação conjunta entre entidades governamentais e a população é fundamental nesse processo.


Reiteramos o nosso compromisso em defender o meio ambiente e a legalidade, reforçando a importância da proteção da vida selvagem e da aplicação rigorosa das leis ambientais no Brasil.

Diany Dias
Presidente Sintap/MT

Ler 582 vezes
Avalie este item
(2 votos)
Última modificação em Sexta, 08 Setembro 2023 20:07
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros