NOTA DE REPÚDIO Destaque

Quarta, 31 Mai 2023 13:52 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, vem por meio desta manifestar seu veemente repúdio às declarações do deputado estadual Gilberto Cattani, que comparou mulheres a vacas, proferindo comentários de cunho misógino e extremamente ofensivos.

É inaceitável que um representante do povo, que deveria zelar pela igualdade, respeito e dignidade de todas as pessoas, faça declarações tão desrespeitosas e discriminatórias. Tal atitude revela uma postura arcaica, preconceituosa e incompatível com o cargo que ocupa.

Além disso, o Sintap/MT também repudia veementemente a falta de punição ou qualquer iniciativa das autoridades competentes diante das declarações vergonhosas proferidas pelo deputado Cattani. A ausência de medidas efetivas contribui para a perpetuação da cultura de desrespeito e impunidade, o que não pode ser tolerado em um Estado democrático de direito.
É fundamental que as instituições responsáveis pela aplicação da justiça e pela preservação dos direitos humanos, além das autoridades políticas, ajam com firmeza e rapidez diante de casos de discurso como os proferidos pelo parlamentar. O silêncio e a inércia não são opções aceitáveis quando se trata de proteger a dignidade e os direitos de todos os cidadãos, especialmente das mulheres, que historicamente enfrentam desigualdades e discriminações.

O Sintap/MT conclama as autoridades competentes a tomarem as medidas cabíveis e necessárias para responsabilizar o deputado Gilberto Cattani por suas declarações repugnantes e promover ações que coíbam atitudes misóginas e discriminatórias em todas as esferas da sociedade. É imprescindível que sejam enviadas mensagens claras de que tais comportamentos não serão tolerados e que as vozes das vítimas serão ouvidas e protegidas.
Também é inaceitável que o deputado faça parte da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Solicitamos o seu desligamento da referida comissão por seu comportamento não compactuar com o trabalho que deve ser desenvolvido pelos seus membros.

Reafirmamos nosso compromisso com a defesa dos direitos humanos, da igualdade de gênero e do respeito mútuo. O Sintap/MT estará sempre ao lado das mulheres e de todos aqueles que lutam por uma sociedade mais justa, inclusiva e livre de preconceitos.

Diretoria Sintap/MT

Ler 328 vezes
Avalie este item
(3 votos)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros