Presidente do Sintap/MT participou de Audiência Pública que discutiu o uso da Cannabis Medicinal em Cuiabá Destaque

Segunda, 15 Mai 2023 16:39 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT


Diany Dias, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT), participou de uma audiência pública na manhã desta segunda-feira (15.05), na câmara de vereadores de Cuiabá. O evento, organizado pela vereadora Edna Sampaio, juntamente com a Associação de Pacientes, Apoio Medicinal e Pesquisa de Cannabis Medicinal em Mato Grosso (Aspampas) teve como objetivo debater sobre o uso da Cannabis Medicinal no estado de Mato Grosso.

A presidente do Sintap/MT defende o uso da substância para fins medicinais. Ela ressaltou os benefícios da Cannabis Medicinal no tratamento de diversas doenças e destacou a importância de sua disponibilidade para os pacientes que necessitam.


"A Cannabis Medicinal tem demonstrado resultados promissores no tratamento de condições como epilepsia refratária, dores crônicas, efeitos colaterais de tratamentos oncológicos, entre outros. Negar o acesso a essa opção terapêutica é privar muitas pessoas de um tratamento eficaz e comprovado", afirmou Diany, enaltecendo um PL já existente em Mato Grosso, que tem como autor o deputado estadual Wilson Santos. O projeto do parlamentar, sendo o de número 11.8883/2022, disciplina o fornecimento de medicamentos à base de canabidiol no Sistema Único de Saúde (SUS), contudo o projeto ainda necessita de regulamentação.


A presidente do Sintap MT também ressaltou a importância desta regulamentação para o uso da Cannabis Medicinal, garantindo o acesso seguro e responsável à substância. Ela enfatizou a necessidade de políticas públicas que promovam a pesquisa, a produção nacional e a distribuição adequada dos medicamentos derivados da Cannabis.


Ao final da audiência, Diany destacou a importância do debate sobre a Cannabis Medicinal em Mato Grosso e expressou sua esperança de que as autoridades locais reconheçam os benefícios da substância e tomem medidas concretas para sua regulamentação.


A vereadora Edna Sampaio, que organizou o evento, agradeceu a participação da presidente do Sintap/MT na audiência.


A discussão sobre o uso da Cannabis Medicinal tem ganhado destaque em todo o país, com diversos estados avançando na regulamentação e ampliando o acesso à substância para fins terapêuticos. A participação de representantes de entidades sindicais, como da Diany Dias, reforça a importância do debate sobre políticas públicas voltadas para a saúde e o bem-estar dos cidadãos.


Fotos: Victor Ostetti

Ler 347 vezes
Avalie este item
(1 Votar)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros