Sintap/MT informa que Indea irá realizar live nesta quinta-feira para esclarecer dúvidas de produtores sobre febre aftosa Destaque

Quinta, 20 Abril 2023 08:19 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte
Assessoria de Imprensa
Sintap/MT
 
Mato Grosso encerrou em 2022 a imunização de seu rebanho bovino contra a febre aftosa em etapas anuais. Contudo, os produtores devem seguir alertas e necessitam comunicar a partir de 1º de maio o estoque de animais junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT).
 
Segundo o órgão, o produtor que não realizar a comunicação ficará impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), tendo impedida a comercialização dos animais, exceto abate. Mato Grosso havia se tornado livre da febre aftosa com vacinação em 1996, contudo o vírus rondou o estado até 2007. A doença trouxe forte impacto financeiro para a pecuária brasileira.
 
O Indea-MT pontua que o procedimento de comunicação do estoque de rebanho bovino é obrigatório e substitui a vacinação contra a febre aftosa. Além dos bovinos, também devem ser comunicados os estoques de búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas, abelhas e peixes.
O órgão salienta ainda que, além do impedimento da emissão da GTA, outras penalidades podem ser aplicadas diante da não comunicação, como aplicação de multas para quem não a fizer dentro do prazo. A campanha encerra no dia 31 de maio.
 
Diante disso, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT), informa que, com objetivo de esclarecer dúvidas, o Indea irá realizar nesta quinta-feira (20.04), uma live com as seguintes pautas: O plano estratégico 2017/2026 do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa; Como fica a movimentação do rebanho entre os estados com a suspensão da vacinação; Quais são as obrigações dos produtores rurais após a suspensão da vacinação contra a febre aftosa; Como fazer a comunicação do estoque de rebanho?; Mesa redonda de discussão e participação do público para tirar as dúvidas; Apresentação do Módulo Produtor e simulação da comunicação do estoque de rebanho.
 
Para os interessados em participar, o link de acesso é: https://www.youtube.com/live/5OXLr9bhBIQ?feature=share
Ler 344 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Quinta, 20 Abril 2023 08:23
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros