Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Fórum Sindical deflagra ‘Operação Jericó’ e convoca exército de servidores

19/12/2016
ImagemCapa
Radicalizar é preciso uma vez que o governador Pedro Taques fechou o diálogo

 



Na próxima sexta (23.12) completa um ano que os servidores públicos tentam manter uma linha de diálogo com o Governo do Estado. Nesta data em 2015 o Fórum Sindical começou a se articular de forma mais incisiva contra as ações do Estado ao tomar conhecimento das novas medidas que o chefe do Executivo, Pedro Taques, queria tomar para o ano de 2016 sem consultar os servidores. Com a busca pelo diálogo muita coisa não foi feita às pressas, da forma como o gestor queria, mas, apesar de prometer aos presidentes dos sindicatos públicos que não faria nada sem a parceria e conhecimento deles, a conversa só durou até maio, quando Taques disse com todas as letras que não daria a Revisão Geral Anual (RGA) e tentou, até conseguir - mesmo enfrentando uma greve geral - diminuir e parcelar este que era um direito adquirido.

 

De lá para cá o diálogo inexiste e os servidores têm apelado para o Ministério Público do Estado e parlamentares da Assembleia Legislativa na tentativa de minimizar o rolo compressor que o Estado quer passar por cima deles. Mas o sucesso da empreitada ainda está longe de acontecer. Por isso, na manhã desta segunda-feira (19.12) os 31 representantes dos sindicatos que compõem o Fórum Sindical decidiram endurecer as ações e dão início, a partir desta data, à “Operação Jericó”.

 

O nome é alusivo a Batalha de Jericó, que representa uma das mais gloriosas vitórias dos israelitas quando conquistaram a terra de Canaã. A cidade de Jericó, localizada na margem oeste do rio Jordão, era uma cidade fortificada com altos e largos muros assim como os que Taques tem colocado entre ele e os servidores. Na Bíblia, no Antigo Testamento, no livro de Josué 5:13- 6:27, é relatado que após os israelitas atravessarem o rio Jordão, cercaram a cidade por 7 dias, e as muralhas desmoronaram com o poder divino e então a cidade foi invadida e totalmente destruída, sob a liderança de Josué. Nesse sentido as ações serão mais radicais para tentar demover o gestor estadual de retirar os direitos dos servidores sem que nada seja feito como já anunciou, que congelará os salários e não dará a RGA por dois anos.

 

Assim, a partir desta segunda os representantes do FS já convocam suas bases para estarem presentes na Assembleia Legislativa diuturnamente em revezamento para não deixar que a Lei Orçamentária Anual (LOA) seja votada da forma que está, ou seja, altamente prejudicial ao serviço público. Além disso, outras medidas serão feitas e divulgadas em momento oportuno. Para os sindicalistas é imprescindível que, sendo os servidores a mola mestra que move a economia estadual, tanto em arrecadação quanto em uso dos proventos para o comércio local, sejam considerados a ponto de participarem das decisões e não apenas serem comunicados via informações da imprensa.


Autor/Fonte: Assessoria Sintap


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557