Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Sintap participa de fundação da Unafa Federação

14/06/2018
ImagemCapa
Ainda será realizada uma assembleia de ratificação para que os sindicalizados possam aprovar as deliberações deste evento na Bahia

 

Com participação dos diretores João Célio Amorim e Maria Fernanda Freitas, respectivamente de Formação Política e Estudos Socioeconômicos e de Comunicação, o Sintap participou, no último dia 9, em Salvador/BA, durante a 6ª Conferência Nacional e 1ª Internacional em Defesa Agropecuária, da fundação da Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores Públicos da Defesa, Fiscalização e Inspeção Agropecuária do Brasil – Unafa Federação. Além dos que estavam no evento foi ainda indicado o atual vice-presidente do Sintap, Paulo Medeiros, para ser integrante do Conselho Fiscal. Contudo, ainda será realizada uma assembleia de ratificação - ainda a ser marcada - para que os sindicalizados possam aprovar as deliberações deste evento na Bahia (incluindo os nomes apresentados), conforme foi acertado em assembleia do Sintap ocorrida no último dia 30 de maio.

 

De acordo com Freitas e Amorim a entidade nasce com o objetivo de defender a correta política de Defesa Agropecuária e os interesses dos seus agentes na aplicação dos princípios que a presidem no território brasileiro. Eles destacam que a Assembleia de fundação foi presidida pelo Fiscal Estadual Agropecuário, Antonio Dimas Simão de Oliveira (vice-presidente do Sindagri-CE e secretário de Mobilização da Central dos Sindicatos Brasileiros - CSB) e secretariada pelo Fiscal Estadual Agropecuário, Francisco Saraiva da Silva Júnior (Presidente do Sinfa-MA).  Elencando a importância da participação na Unafa, por ser uma estância superior na defesa do serviço público da Defesa Agropecuária em âmbito nacional, na qual fortalece o nosso sindicato, mostrando claramente o exemplo da terceirização pretendida pelo governo. “Temos que estar organizados em uma entidade de força nacional ou acabaremos sucumbidos pela terceirização, que já ocorre em outros estados, com o desmantelamento do serviço de defesa como um todo, seja na fiscalização animal, vegetal e na inspeção de produtos de origem animal”, frisou Amorim. “As consequências serão a precarização do serviço, e diminuição da qualidade dos produtos, principalmente as de origem animal, pois os alimentos que chegam à nossa mesa sem a devida inspeção e fiscalização podem colocar em risco a segurança alimentar da população”, ressaltou Freitas.

 

Em obediência à legislação vigente, a Unafa Federação reúne representações sindicais de Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Ceará em sua fundação, e ainda vários outros estados que estão em via de regulamentações documentais. Em pronunciamento o presidente do Sinfa-MA, Saraiva Júnior, lembrou que, foi durante uma conferência em Belo Horizonte, no ano de 2010, que a Unafa como era até agora foi idealizada e criada (na época, por sugestão do então presidente do Sinfa, Hamilton Matos Cruz, e do da Anffa Sindical, Wilson Roberto Sá). A consolidação deu-se em 2011. No ano seguinte, Saraiva Júnior foi eleito o segundo Presidente (cargo que exerce). Ele fez ainda um longo retrospecto da atuação da União na defesa dos interesses da categoria e na apresentação de propostas visando elevar a eficiência das atividades de fiscalização e inspeção no setor.

 

Metas

 

Na Assembleia de Fundação, em Salvador-BA, foram concluídos os trabalhos de instalação da entidade e eleita a primeira diretoria oficial de dirigentes da Unafa Federação. Os eleitos e empossados foram: Antônio Dimas Simão de Oliveira (presidente); Marcelo Corte Real da Silva (vice-presidente); Francisco Saraiva da Silva Júnior (primeiro-secretário); Marcos Camargo (segundo-secretário); Maria Fernanda Freitas de Almeida (primeira-tesoureira); Samuel Sousa Silva (segundo-tesoureiro); Annira Aquino Cortez (diretora de Comunicação e Organização); Frederico Bittencourt Fernandes Maia (diretor jurídico e de Assuntos Institucionais) e; João Célio Moreira de Amorim (diretor de Formação e Mobilização Sindical).

 

O Conselho Fiscal ficou assim constituído: Maxwell Carvalho de Oliveira, Diego do Amaral Sampaio e Ivan Garcia de Freitas (titulares); Patrícia Emília Gomes Facó, Paulo José de Medeiros e Fabiano Sousa Vargas (suplentes). A eleição e posse ocorreram ainda em Salvador. A sede da entidade será em Brasília. A primeira campanha atuará para atrair novos sindicatos para se filiarem à federação. E as metas da atual diretoria são: articular o registro sindical de entidades que enfrentam dificuldades neste particular; promover formação sindical para os dirigentes das representações filiadas; lutar contra qualquer forma de terceirização do serviço público; pugnar pelo nivelamento salarial e da nomenclatura das carreiras; e promover campanhas nacionais de valorização das categorias e a modernização tecnológica dentro do serviço público de defesa agropecuária em todo território nacional dos sindicatos filiados à Unafa Federação.


Autor/Fonte: Diretoria de Comunicação Sintap


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557