Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

1º Dia de Seminário de Integração Sindical de MT: Conjuntura e Direitos

28/09/2015
ImagemCapa
Em torno de 35 sindicatos presentes no evento que trouxe no 1º Dia os presidentes da CSB, CSPM e FESSPESMESP, bem como da FESSPMEMT que abriu o Seminário, e o deputado Ezequiel Fonseca, com palestras de temas diversos aos dirigentes sindicais.

Direito de Greve e Serviços Essenciais; Estrutura Sindical; a Classe Pública no Cenário Político do Brasil e uma ampla abordagem sobre a Central dos Sindicatos Brasileiros... Estes foram apenas os primeiros assuntos abordados pelos palestrantes convidados para o Seminário de Integração Sindical de Mato Grosso, cujo tema central é “Conjuntura e Direitos”, evento que inicia nesta segunda-feira (28) e prossegue até a quarta-feira (30), o qual trouxe cerca de 35 dirigentes sindicais para o Hotel Fazenda Mato Grosso. A avaliação dos organizadores, que envolvem as entidades CSB, FESSPEMEMT e CSPM, é de superação da meta em sindicatos presentes. Do SINTAP/MT, estiveram presentes a presidente Diany Dias, que também é vice-presidente nacional da CSB, o vice-presidente do sindicato, Francisco Aurélio Borges e a diretora financeira, Nancy Gomes, que saíram maravilhados com o conhecimento adquirido.

 


Abertura – O presidente da Federação dos Sindicatos de Servidores e Funcionários Públicos das Câmaras de Vereadores, Fundações, Autarquias e Prefeituras Municipais do Estado de Mato Grosso – FESSPMEMT, Nedilson Maciel dos Santos, abriu o evento e falou da “Unidade”, que fortalece a entidade, essencialmente neste início, mas mantê-la enquanto postura permanente. “Hoje estamos num projeto de construção da unidade sindical, e é importante trabalhar com a união dos trabalhadores, o que a própria dinâmica que apresentamos aos participantes demonstra que se quebrarmos um palito é fácil, já quebrar 100 palitos, pode até se quebrarem, mas dá muito trabalho. E estamos num momento em que ainda somos pequenos, mas juntos nos tornamos fortes; então, não podemos abrir mão em nenhum momento dessa unidade, pois precisamos dela mesmo , considerando que esse crescimento pode até levar certo tempo, mas virá gradativamente e com consistência. Nossa dificuldade maior é saber como fazer isto e temos trabalhado os sindicatos de forma que a cada um sindicato alcançado, criamos não uma entidade e sim uma família”, concluiu.

 

 


Palestrantes - Na sequência, a primeira palestra com o assessor jurídico Jamir Meneall abordou o tema “Direito de Greve e Serviços Essenciais”; bem como os palestrantes Antônio Neto e Aires Ribeiro, respectivamente presidentes da CSB e FESSPMESP/ CSPM, os quais também foram participantes da Mesa e palestraram, Neto numa abordagem geral sobre as conquistas das Centrais e em específico a essência da CSB, e Ribeiro sobre Estrutura Sindical Brasileira, no que tange à Regulamentação da OIT, Negociação Coletiva e a Greve na Prática. Da Mesa também fizeram parte o vice-presidente da FESSPMEMT, Daniel Ferreira, o coordenador regional da CSB, Wagner Oliveira e a vice-presidente nacional da CSB, Diany Dias, esta, que também preside o SINTAP/MT.

 

 

SINTAP/MT

Intermat - Neste 1º Dia de evento a vice-presidente nacional da CSB, Diany Dias, como presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso, convidou os dirigentes sindicais da entidade sindical, Francisco Aurélio e Nancy Gomes, os quais asseguram que saíram do Seminário enriquecidos em aprendizado, enfatizando, por exemplo, o momento de “Estado de Greve” do órgão ao qual pertencem, o INTERMAT – Instituto de Terras de Mato Grosso, pelo que lhes trouxe em conhecimento para esta situação.

 

 


Diretoria - Nancy Gomes fez suas anotações em relação a alguns pontos que considerou pertinentes para seu contexto, seja enquanto servidora, mesmo que aposentada, ou como dirigente sindical. Já o vice-presidente Francisco Aurélio Borges também não deixou de anotar toda a legislação referente ao assunto, para se aprofundar ainda mais sobre esse tema, tendo em vista que o palestrante abordou o tema muito amplo, uma visão macro sobre Greve em seu contexto geral, não especificamente referente ao serviço público. “Percebemos que após a promulgação da Constituição de 1988, ficou um relacionado à Greve no serviço público, nos dando o direito, mas sem leis específicas para este segmento; por isto estamos nos embasando na legislação para o setor privado e nas súmulas existentes no Supremo Tribunal Federal no que tange à esse assunto”, comentou Chico Aurélio.  

 



Presidência – “A CSB e a FESSPMEMT vieram para fazer o diferencial no sindicalismo em MT; e estamos plantando dia a dia, junto com mais de 40 sindicatos já filiados na Central e na Federação. Queremos fortalecer esse sindicalismo do estado, todos com o mesmo direcionamento, de viver em ‘Unidade’, propiciando sustentabilidade nas ações voltadas à nossa base. Além disso, a Unicidade Sindical é um dos princípios que constrói Sindicatos fortes, entidades que trabalham os desafios do cotidiano desenvolvendo com a criatividade e postura Participar, Inovar e ainda Divulgar que o sindicalismo vem pra ‘sacudir’ o estado de Mato Grosso em defesa de seus trabalhadores”, finalizou.

 


Autor/Fonte: Alexandra Araújo/Sintap-MT


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557