Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Vazio Sanitário do Algodão Adiado: 1º de Outubro

28/09/2015
ImagemCapa
Medida leva em consideração a importância da cotonicultura para a economia mato-grossense e solicitação da Ampa.
O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) a Portaria nº 59/2015, que dispõe sobre a prorrogação da data para início do vazio sanitário do algodão. O período foi redefinido para 1º de outubro a 30 de novembro, totalizando 61 dias. 

A medida leva em consideração a importância da cotonicultura na economia mato-grossense e atende a solicitação da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) nº 221/2015. O documento apontou o excesso de chuvas e a consolidação do plantio do algodoeiro em segunda safra como principais fatores para a extensão do ciclo da cultura na safra 2014/2015, o que ocasionou o prolongamento do ciclo vegetativo das plantas e consequentemente o retardo no processo de colheita. 

O vazio sanitário é obrigatório e visa prevenção e controle de pragas, entre elas o Bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis), que podem afetar a produção e causar prejuízos econômicos. Mato Grosso é o maior produtor de algodão do país, responsável por 58% da produção. 

A multa para quem descumprir o prazo de vazio sanitário é de 30 UPF-MT (Unidade Padrão Fiscal), acrescida de duas UPF-MT por hectare de lavoura, tiguera ou soqueira não eliminados.

Autor/Fonte: INDEA/MT - Dayanne Santana


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557