Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Servidores do Intermat entram em Estado de Greve após Assembleia

20/08/2015
ImagemCapa
As 72 horas seguidas da decisão em Assembleia Geral serão de expectativa, e na próxima segunda-feira (24), a deflagração da greve.

Estado de Greve... Este é o quadro atual do Instituto de Terras de Mato Grosso pelas próximas 72 horas, e a deliberação veio após anos de espera por uma Reestruturação em Recursos Humanos através do Concurso Público e em Estrutura Física que proporcione condições dignas de trabalho. Estas também são reivindicações do SINTAP/MT, que neste contexto do “Reestruturar”, muito além de melhores salários aos seus representados, o que já foi conquistado às categorias, a entidade reivindica o ambiente laboral digno de qualquer trabalhador. E tudo isto o sindicato tem oficializado ao governo do estado e através de reuniões com os gestores governamentais, principalmente o Chefe da Casa Civil, buscado a realização destas reivindicações. Na última das diversas visitas do SINTAP/MT ao órgão (3), os servidores pediram Assembleia Geral realizada nesta terça-feira (18) às 14:00, e nela deliberaram pela greve, que após 72 horas será deflagrada a partir da próxima segunda-feira (24), e o sindicato já oficializou a deliberação à Casa Civil. 

 


Os servidores do Intermat, assim como a Diretoria do SINTAP/MT, chegaram ao limite da espera, que segue ao longo de outras gestões por essa Reestruturação em âmbito estrutural que inclusive se estende a todo o Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso, bem como pela em nível de recursos humanos, pelo número incompatível de trabalhadores para as demandas que competem ao Instituto.

 


A sede atual está longe de ser a ideal até mesmo para o ínfimo número de trabalhadores existentes no Intermat, que trabalham aglomerados em meio à pilhas de processos espalhados nas salas; assim como o espaço não comporta o aparato pertinente ao segmento, a exemplo do acervo histórico pertencente ao órgão.

 


CREA/AEA – O Intermat está situado no Complexo da Secretaria de Agricultura Familiar, o qual agrega também o INDEA/MT, cujos órgãos são representados pelo SINTAP/MT.  O sindicato enquanto representante do Intermat, também tem se reunido com entidades de classe, a exemplo da reunião na sede do Conselho Regional de Engenheiros Agrônomos e Arquitetos de Mato Grosso – Crea/MT (15/7), a convite da Associação de Engenheiros do Estado – AEA/MT, a qual também têm cobrado melhores condições de trabalho aos servidores que atuam no prédio que sedia a SEAF/MT.  O SINTAP/MT se comprometeu de reunir as imagens captadas na sede atual do Intermat, as quais denotam a crítica realidade estrutural do Instituto e enviar oficialmente o arquivo às duas entidades.



SINTAP/MT –

 


Vice-presidência – “Primeiramente enquanto servidor do Intermat e também representante sindical da categoria, só tenho a dizer que, diante da realidade atual do Instituto de Terras de Mato Grosso, onde vivenciamos a inexistência de condições dignas de trabalho e a falta de recursos humanos para atender a demanda do órgão, uma vez que até mesmo com o dobro de servidores teríamos dificuldade de atender a sociedade a contento. E diante de diversas reuniões realizadas com gestores governamentais pertinentes ao Instituto, nas quais foram apresentadas todas as dificuldades, até o momento não tivemos nenhum retorno que demonstrasse nem mesmo a possibilidade de atendê-las. Desta forma, chegamos ao ponto de não termos mais como suportar tamanho ‘descomprometimento’ com os nossos trabalhadores que, junto ao SINTAP/MT, muito mais que melhores salários, reivindicam sim uma estrutura digna de trabalho e concurso público para o aumento de servidores de carreira com intuito de atender com excelência a população que precisa dos serviços do Intermat”, afirmou o vice-presidente Francisco Aurélio Borges.

 

Presidência – “O Intermat hoje faz história, em virtude de seus servidores amargarem anos e anos e fazerem de tudo para atender e dar resultados à sociedade que lhe assiste e solicita seus serviços, mesmo estes trabalhadores estando sem as devidas condições de realizar suas atividades a contento. Isto desmotiva qualquer trabalhador, pois não basta que se queira fazer, se não há disponível à ele aparato necessário para tal, com a estrutura física em espaço e equipamentos, bem como o número ideal de pessoas para executarem tantas funções dentro de um órgão. Mas faz história também, porque é a primeira vez que os servidores do Intermat levantam a bandeira em prol da reestruturação que traz a sustentabilidade à suas famílias. E o Sintap, sempre esteve junto, levantando esta bandeira, para reestruturar o Instituto tanto na base física quanto na logística e o bom andamento das atividades. E foi para isto que o sindicato buscou desde a transição de governo a viabilidade de mostrar o sucateamento da  autarquia, mostrando também sua importância para o estado de Mato Grosso, que faz com que cada requerente de regularização fundiária tenha êxito dentro do Intermat. Contudo, em nada do que apresentamos tivemos a expectativa de mudanças, sem falar na atuação da mídia, que apesar de exercer sim muitas vezes o seu papel de forma imparcial, tem atuado tendenciosamente com a difamação do Instituto, e nem isto sensibilizou o governo no sentido de construir e apresentar ao Sintap um projeto de médio a longo prazo, pois nossa entidade sindical não é inimiga do governo; ao contrário, somos parceiros e sempre iremos somar em prol dos servidores e dos cidadãos que buscam os serviço do Intermat. Quero deixar um apelo ao meu governador Pedro Taques, que vem demonstrando trabalho, planejamento e organização, mas apesar disto, não sentimos a tão falada ‘transformação’ chegar ao Intermat; e ainda, pela autarquia estar ligada diretamente à Casa Civil esperávamos que haveria mais agilidade ainda, até porque isto representa maior desenvolvimento ao estado. E os servidores que temos hoje são insuficientes para atender a demanda dos 141 municípios, e dentre estes, vários assentamentos nos quais temos que estar presentes para fazer nosso trabalho; por isso pedimos também o concurso público ao Intermat; e ainda, a estrutura ideal para executar as atividades, que não temos para prestar o serviço com excelência. Quero deixar bem claro enfatizando à população que estamos em ‘greve sim’, mas não reivindicando salários, e sim o concurso público e as condições dignas de trabalho ao servidor. E conclamo você cidadão que precisa dos serviços desse órgão, a sociedade organizada através das associações, sindicatos e federações, que venham somar conosco para resgatar o Intermat do ‘fundo do poço’. E o Sintap está de portas abertas para juntos pensarmos e traçarmos objetivos e metas que tragam a sustentabilidade ao estado de Mato Grosso neste sentido”, finalizou a presidente Diany Dias.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

Após a votação em Assembleia Geral e a deliberação pela greve, iniciou o debate sobre as estratégias a serem traçadas com todo o aparato necessário para o movimento grevista, com a diretora de formação e mobilização sindical, Lia Mara Carvalho.

 

 

Ao fim da Assembleia Geral, as palmas aos servidores do Intermat e ao SINTAP/MT que juntos abraçam uma causa ímpar em prol da '"qualidade de vida" de trabalhadores em seu ambiente laboral, os quais têm se sentido injustiçados generalizada e publicamente sem se dar a real conotação do serviço prestado por cada trabalhador do Instituto de Terras de Mato Grosso.   

 

Enquanto a diretora Lia Mara tomava as providências em sua sala de trabalho, conforme discussões das estratégias para a greve deflagrada, as Comissões de Deliberação e Comunicação formadas após a Assembleia Geral prosseguiram com o debate para arrematar os procedimentos seguintes pertinentes ao movimento grevista.

 

 

 

 

A presidente Diany Dias concentrada no conteúdo do Ofício a ser enviado à Casa Civil, informando sobre a deliberação da greve do Intermat.

 

 

Diany Dias confere o conteúdo do Ofício à Casa Civil, o qual fora encaminhado ao órgão, como ponto de partida para a contagem das 72 horas da deliberação em Assembleia Geral, em que se inicia o "Estado de Greve" do Intermat, para que na segunda-feira (24) a greve aconteça de fato, com os servidores paralisados em suas atividades, contudo, não de "braços cruzados", mas ativos na bandeira que se propuseram levantar, em prol de dignidade à categoria em sua carreira.

 

Veja os participantes das Comissões de Deliberação e Comunicação:

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique em "Fotos" e veja a Galeria de Mídia da Assembleia Geral com os servidores do Intermat:


Autor/Fonte: Alexandra Araújo/Sintap-MT

  • Fotos

Deixe seu comentário

*
*
*
Rua 6, Setor Oeste, nº 2
Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557