Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Médicos veterinários autônomos participam de treinamento oferecido pelo Indea

20/07/2015
ImagemCapa
Trata-se de um treinamento do PNCEBT.
Vinte e seis médicos veterinários autônomos participaram nesta quinta-feira (16.07), do Treinamento do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), na Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT/Mapa), em Várzea Grande.

O coordenador de Defesa Sanitária Animal, João Marcelo Brandini Néspoli, falou da importância desses profissionais para a vigilância sanitária. “Os médicos veterinários autônomos são grandes parceiros do serviço oficial de defesa, pois quando estão no campo realizando atendimentos, tem a oportunidade de verificar a presença de vários tipos de doenças de notificação obrigatória. O fato de eles estarem preparados, melhora a nossa vigilância passiva”. Néspoli destaca ainda que muitos casos de doenças no Brasil foram, notificadas ao serviço oficial, por médicos veterinários autônomos.

A médica veterinária Fernanda Soares Maia, servidora da prefeitura de Campo Verde, viu no curso uma oportunidade para agregar valor ao seu currículo profissional. “Eu já sabia sobre o curso desde que me formei em 2008, porém nunca tive a necessidade de atuar nessa área, pois em Rondonópolis tem vários profissionais cadastrados no Programa. Já em Campo Verde, onde estou há três semanas, tem poucos profissionais habilitados para atuar nessa área. A região tem muitos assentamentos, o que gera demanda. Agora que surgiu a oportunidade vim fazer o curso”.

O treinamento do PNCEBT é voltado para médicos veterinários autônomos, e aborda a legislação vigente dos programas estadual e federal de sanidade animal, as diretrizes do programa, conduta ética dos médicos veterinários, entre outros temas ligados à sanidade animal.

Ao passar pelo treinamento o profissional poderá atuar no Programa e ainda obter autorização para realizar a vacinação de brucelose.

O curso é realizado pelo Indea com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT).

Autor/Fonte: INDEA/MT - Dayanne Santana


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557