Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

SINTAP/MT palestra, não filia e homenageia indeano morto em acidente

25/06/2015
ImagemCapa
Por um lado a alegria de todos serem sindicalizados; por outro, a triste lembrança da morte do colega Jair Torres, que levou à um momento de homenagem com oração pela sétimo dia de seu falecimento, bem como ao enfoque do SINTAP/MT ao tema Segurança no Trabalho.

A cada turma de Agentes Fiscais em que o SINTAP/MT realiza sua apresentação no Treinamento dos Afedaf’s I, a diretoria sindical fica mais satisfeita e convicta da também da satisfação de seus representados do INDEA/MT; e a diretora de formação e mobilização sindical, Lia Mara Carvalho, mais ainda, ao constatar que todos os servidores do grupo da 4ª Turma também já são sindicalizados, como constatou no grupo anterior. Dentre os 56 participantes, dois diretores e dois delegados da entidade, e um deles, o diretor geral, Cássio Mesacasa, palestrou sobre Segurança no Trabalho, sua especialidade técnica, enfatizando o tema, até pelo ensejo do momento, face ao falecimento do colega de trabalho da Ule de Nova Olímpia, Jair Alves Torres, em acidente com veículo do Instituto de Defesa Agropecuária, cujas causas serão averiguadas. Em homenagem e consideração ao amigo de longa data, Lia Mara pediu que se fizesse uma oração, concomitantemente à Missa de Sétimo Dia de Jair Torres.   

 



Diretor Geral – A morte de Jair Torres traz à tona pautas rotineiras da diretoria sindical ao governo, a exemplo da Reestruturação e a Insalubridade; e o diretor geral do SINTAP/MT, Cássio Mesacasa, enquanto engenheiro de segurança no trabalho foi chamado pela presidente Diany Dias para explanar alguns pontos a respeito do tema.  Ele frisou que nesse meado de ano vence o prazo que a SEGES/MT solicitou ao sindicato para emitir o Manuel de Segurança do Trabalho, e o assunto será retomado no mês de julho, o que traz à tona a pauta antiga da Insalubridade. 

 

 



EPI/Insalubridade -
“Tivemos na semana passada a perda de um colega, em que não podemos afirmar ao certo ainda qual foi a causa nem de quem é a culpa; mas, ante a tragédia, temos que olhar o passado e aprender para o futuro. Em verdade, todos os trabalhadores, cada um em seu cargo, busca sempre resolver os problemas que surgem no cotidiano, porém, nem sempre dentro das condições devidas, as quais não sã
o oferecidas a contento em seu ambiente de trabalho, por exemplo, veículos sem manutenção, sem freio, e face à este quadro, acabamos sendo imprudentes em nossas ações. Contudo, mesmo com nossos deveres a cumprir, temos que nos conscientizar que o Estado tem que nos fornecer os Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s.  O servidor precisa procurar o sindicato ao perceber que não tem mais condições de realizar sua atividade e que sua vida está em risco, para informar à entidade a realidade vivenciada, pois, o “Indea somos todos nós”, assim como o Sintap. E peço que levem este recado aos familiares e colegas dentro das unidades de todo o estado”, explicou.



Mobilização – Lia Mara Carvalho também pediu um momento de silêncio e oração em memória, respeito e homenagem ao colega Jair Torres, pelo Sétimo Dia de seu falecimento. Sem muitas delongas, devido à uma cirurgia bucal recente, a diretora de formação e mobilização sindical deu seu recado rotineiro, mas não teve o trabalho de filiar ninguém, uma vez que, para sua alegria, todos os presentes informaram ser sindicalizados.

 

 



Último - O treinamento cuja formação totaliza mais de 200 Afedaf’s termina na próxima semana; e o SINTAP/MT estará realizando no dia 1º de Julho a sua última apresentação aos Agentes Fiscais cujo total foi dividido em cinco turmas, e a última passará pela capacitação na sede do MAPA, na região do Coxipó. 

 

 

 

 


Autor/Fonte: Alexandra Araújo/Sintap-MT


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557