Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

ENTREVISTA: SINTAP/MT persiste na cobrança pela Atividade da Madeira do INDEA/MT

23/06/2015
ImagemCapa
A entidade sindical retomou a pauta de reivindicação na gestão atual do governo, e reitera sua cobrança através de veiculação em rádio e mais reuniões, desta vez marcada com o gestor da SEDEC, para reforçar o tema ao secretário Seneri Paludo.

A Atividade de Identificação da Madeira do INDEA/MT continua sendo uma das pautas essências de discussão entre o SINTAP/MT e a presidência do Instituto, bem como à nova secretaria a qual o órgão ficou vinculado na gestão atual do Governo. Isto porque, o SINTAP/MT, persistirá como sempre o fez, na cobrança pelo cumprimento da liminar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que derrubou a Mensagem do Governo anterior, que derrubara a tão importante atividade cujos técnicos indeanos atuavam em prol da legalidade no transporte de madeira dentro do estado. E para reiterar esta prioridade do sindicato, o diretor de Formação Política e Estudos Sócioeconômicos, Filogênio da Rocha Neto, deu entrevista no Programa Chamada Geral, da Rádio Mega FM, na última quinta-feira (18), tratando sobre o tema, bem como a entidade sindical marcou reunião com o secretário de desenvolvimento econômico, Seneri Paludo, para o dia 30 de Junho, junto ao presidente do INDEA/MT, Guilherme Nolasco, na sede da Secretaria.

 

 

A Atividade de Identificação da Madeira do INDEA/MT há tempos tem sido pauta do Programa Chamada Geral, comandado por Lino Rossi, cuja programação também conta com a participação do comentarista político e articulista Vinícius de Carvalho e o professor Vivaldo Lopes. Quando não por gestores governamentais, que inclusive de maneira equivocada tratam da atividade do Instituto, de forma imparcial a produção também inclui  dirigentes sindicais, para maiores esclarecimentos a respeito, como foi na última quinta-feira (18), em que o engenheiro florestal do INDEA/MT, atuante na atividade, bem como diretor do SINTAP/MT, Filogênio da Rocha Neto.

 



O diretor retomou a situação alarmante da Atividade de Identificação da Madeira do INDEA/MT, que se arrasta desde o início de 2013, em que, acirrou o desmatamento em Mato Grosso, concomitante à sanção do governador Silval Barbosa, que derrubou a Lei 235/2005 e abriu as portas para ilegalidade no transporte de madeira dentro do estado. Ele também explicou todo o processo de identificação – que é uma complementação do trabalho da Sema - realizado no transporte do produto, e por que muitos preferem apenas a fiscalização e não a atividade executada pelos técnicos do Indea enquanto uma obrigatoriedade do governo estadual. 

 



Filogênio também frisou que, à época do ingresso da Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADIN, muitas entidades, apesar do cunho ambiental, se recusaram a ser representante legal da ação, e apenas a Associação de Engenheiros Agrônomos – AEA/MT, sob o comando do presidente João Dias, que não hesitou em ser o autor da ADIN. Inclusive, o engenheiro também estará presente na reunião marcada com o secretário Seneri Paludo, em 30 de junho, às 16:00, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

 


Veja a gravação da entrevista do diretor do SINTAP/MT, sobre a Atividade de Identificação da Madeira do INDEA/MT:

 

 

Veja o vídeo da entrevista concedida por Filogênio da Rocha Neto ao Programa Chamada Geral, da Rádio Mega FM:

 


 

 


Autor/Fonte: Alexandra Araújo/Sintap-MT


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557