Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

SINTAP/MT acata proposta para o INPC e repudia postura do Sinetran com Fórum Sindical

26/05/2015
ImagemCapa
A presidente Diany Dias participou da reunião com o gestor da SEGES e acatou a proposta do governo sobre o pagamento dos 50% restantes do INPC, mas repudiou a postura do Sinetran em relação ao Fórum Sindical, considerando a atitude desrespeitosa.

50% do INPC em Novembro com as perdas de Maio à Outubro em Janeiro/2016... Esta foi a proposta que finalmente o governo do estado definiu ao Fórum Sindical, para pagamento da metade do Índice Nacional de Preços ao Consumidor. O SINTAP/MT acatou a decisão governamental, uma vez que avaliou a realidade orçamentária que ultrapassou o limite que exige a Lei de Responsabilidade Fiscal, cujos dados do DIEESE confirmam o quadro apresentado pelos gestores da SEGES/MT.  Por outro lado, a presidente Diany Dias, em nome da diretoria sindical vem a público expressar seu sentimento de indignação em relação à postura de hostilidade com os representantes do Fórum Sindical, por parte dos dirigentes do SINETRAN/MT – Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso, num protesto considerado infundado e desrespeitoso na sede da Secretaria Estadual de Gestão, na manhã desta segunda-feira (25), agredindo o Fórum com gritos  de "pelegos" e outras críticas ao som de apitos na recepção da secretaria.

 

Unidade - De acordo com presidente Diany Dias, o Fórum Sindical convocou todos os presidentes para uma reunião prévia na sede do SINTAP/MT, antes de se reunirem com o secretário da SEGES/MT, Júlio Cezar Modesto, marcado para 10:00, como sempre acontece em preparo para as reuniões com os gestores governamentais. E foi em atitude de UNIDADE, e com esta postura e sentimento que se iniciou e terminou o encontro no sindicato, mesmo com as opiniões divergentes entre os sindicalistas presentes. Tanto, que mesmo com as opiniões divergentes, os representantes sindicais entenderam cada posicionamento entre si, e sem atritos seguiram para a Secretaria Estadual de Gestão rumo a conhecer a proposta do governo para suas categorias. 

 

 

 

Organização - Diany explicou que durante o debate da reunião na sede do SINTAP/MT foi elaborada a lista dos presentes e confeccionado um crachá de identificação, como forma de organização do grupo. A presidente observou que, algumas entidades, mesmo sendo avisadas do encontro prévio não compareceram, e outras já não fazem mais parte do Fórum por decisão própria de seus referidos dirigentes. Contudo, apesar da posição de saída do grupo sindical, muitas vezes estas foram convidadas a participar das reuniões e assim o fizeram, conforme corroboram os próprios registros em imagens. Isto denota que o Fórum Sindical não faz acepção de entidades, e busca agregar ao máximo todos os representantes para que em massa decidam sobre as demandas de interesse de suas categorias.

 

 

 

 

 

Respeito - Para Diany Dias, apesar de o Fórum Sindical ser formado por um grupo de sindicalistas, entende-se como imprescindível e primordial a atitude de respeito à opinião ou decisão particular de cada representante que dele faz parte. Seu entendimento é de que as deliberações destes dirigentes se fazem em nome de suas categorias e com o aval de suas Bases, ou seja, quaisquer negociações feitas com os gestores governamentais acontecem pautadas no posicionamento primeiro de seus representados. Por isso, a presidente do SINTAP/MT vê como infundado o protesto do SINETRAN/MT e denota nessa Nota seu sentimento de repúdio à postura de seus dirigentes na recepção da SEGES/MT, tentando desmoralizar os representantes sindicais que, tão somente respeitando a listagem de sindicalistas, se reuniram enquanto Fórum Sindical com o gestor Júlio Modesto. 

 

 




Termômetro - Sendo assim, as decisões tomadas de cada presidente de entidade sindical vêm após avaliação do “termômetro” de seu segmento, que é a sua “Base”. Logo, assim também foi com o Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso, que, ao menos em sua maioria, demonstrara antes as prioridades das categorias, face à realidade peculiar destas. E assim o é nos demais segmentos, que conforme suas particularidades “acataram ou não” a decisão governamental, o que na visão global da dirigente sindical é fundamental que se respeite sem questionamentos, uma vez que são posições individuais que competem e se dão de acordo com o entendimento de cada decisor, face às peculiaridades de seus Sistemas.

 

 

 



SIM – O SINTAP/MT deu seu SIM à proposta do Governo do Estado, e a presidente Diany Dias justifica reiterando que a decisão se deu face à realidade do Sistema que lhe é pertinente, ante aos dados do quadro orçamentário do estado e ao mesmo tempo aos benefícios conquistados às suas categorias que vão muito além dos 3,11% protelados pelo governo, mesmo entendendo que o ideal seria conceder em tempo todo o percentual que lhes é de direito. Também, analisando que os 50% restantes do INPC serão pagos com retroativo a maio, ou seja, sem perdas para os trabalhadores; foi por tudo isso que a entidade sindical que representa o Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso acatou a proposta governamental de efetuar o pagamento da metade do Índice em novembro e de se atualizar em Janeiro/2016 os ganhos que seriam gerados e foram perdidos de maio até outubro. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Autor/Fonte: Alexandra Araújo/Sintap-MT


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557