Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

SINTAP/MT palestra, filia, e é aplaudido em treinamento de Afedaf's I do INDEA/MT

22/05/2015
ImagemCapa
Os dirigentes sindicais do SINTAP/MT fizeram alguns esclarecimentos aos Afedaf’s I do Indea, que aplaudiram a entidade sindical pelo trabalho e as conquistas, inclusive ratificadas pelo assessor jurídico Carlos Frederick que sanou dúvidas dos profissionais presentes.

O SINTAP/MT participou palestrando no treinamento para Agentes Fiscais de Defesa Agropecuária I para atuação em Barreiras Móveis e Fixas, de 18 a 22 de maio, com a participação de 48 AFEDAF’s I de todo o estado, que é mais uma das reivindicações da entidade sindical registrada ao longo da gestão anterior, principalmente a partir da realização de pré-serviço, também para veterinários, em 2013; e mesmo com a mudança de governo, os cursos proporcionados por convênios e outras deliberações para cursos estão sendo concretizados na gestão atual. Sendo antiga a cobrança para que se realize o curso para todos os cargos que compõem o INDEA/MT, assim como os demais órgãos que o sindicato representa, o sindicato reitera que, não apenas os veterinários, agrônomos e AFEDAF’s I, sejam atualizados com reciclagem de informações e procedimentos referentes ao trânsito animal e vegetal, assim como  legislações,  mas que se inclua os AFEDAF’s II e os Auxiliares. A presidente Diany Dias, que fez parte do evento junto às diretoras de mobilização e formação sindical, Lia Mara Carvalho, e financeira, Nancy Gomes, bem como ao assessor jurídico, Carlos Frederick, agradeceu ao presidente do Instituto, Guilherme Nolasco, pela inclusão do sindicato na programação.

 

 


Agradecimento - “Somos realmente gratos pela lembrança do presidente quanto à nossa participação, uma vez que é uma forma dos servidores conhecerem a entidade que os representa e tudo o que esta proporciona em benefícios aos sindicalizados; mas seria ainda melhor se não ficássemos ao final do horário do evento, pois muitos, talvez
pelo cansaço, não participaram da palestra, que trouxe informações extremamente importantes, pertinentes ao Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso, e muitas dúvidas foram sanadas com o advogado Carlos Frederick, além de algumas filiações efetivadas.” O agradecimento e pedido vieram da presidente Diany Dias, que viu bons resultados na participação da diretoria sindical no evento, pelos esclarecimentos que ocorreram.  

 

 



+ Turmas -
De acordo com o INDEA/MT, na programação prevê-se realizar até o final de junho, cinco treinamentos, com a participação de mais 22 agentes fiscais, que acontece com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura de Semente (FASE/MT). O grupo de maio foi a 1ª turma, sendo a 2ª de 08 a 12 de junho; a 3ª nos dias 15 a 19; a 4ª no período de 22 a 26; e a 5ª que inicia no dia 29 do mesmo mês e termina em 03 de julho.

 


 

Afedaf I  - O Agente Fiscal Agropecuário I, Luciano Pereira da Silva, de Alto Araguaia, “Pra quem está na atividade de barreira sanitária, Foi uma aula muito proveitosa, mas com 8 (oito) anos de atraso, pois quem foi lá para a fronteira trabalhar não recebeu essa orientação maravilhosa que foi dada aqui pelo Ferraresi; mas está de parabéns quem planejou e organizou, pois os professores com muita tranquilidade e simplicidade trouxeram os assuntos para o nosso linguajar, e foi muito simples de assimilar as matérias. Acho que saem todos com bons resultados desse curso”, comentou.

 

 

 
Palestrante – A médica veterinária Cinthia Mara Custódio Faria, responsável pelo posto fiscal boiadeiro, palestrou e participou da palestra, enquanto servidora que executa atividades de campo. “Em Alto Araguaia os Afedafs I são todos mais antigos, e já tinham experiência no trabalho a campo, mas eles precisavam disso para estimular a terem novas iniciativas, até porque a legislação muda com o tempo, então estava sim um pouquinho defasado e isso foi bom para alinhar todas as informações para não termos problemas no campo. Participei também para interagir com os colegas que fazem fiscalização das barreiras; e, junto com eles aprender as particularidades e algumas coisas que podem acontecer nas barreiras fixas e móveis pra estarmos com isso em mente, de como agir de forma correta e de acordo com a legislação. Considerei muito bom, válido, excelente, e acho que todos que participaram terão atuação ainda melhor do que já vem fazendo ultimamente em seu trabalho”, concluiu.

 

 

  

 

Filiações - A diretora de mobilização e formação sindical, Lia Mara Carvalho, foi a primeira a palestrar no momento reservado ao SINTAP/MT e, de forma muito esclarecedora contribuiu também no sentido de esclarecer um pouco mais sobre o que é o sindicato que representa os servidores do INDEA/MT. E em meio aos esclarecimentos que, nada mais nada menos, reforçaram o papel e atuação da entidade sindical em prol de seus representados com benefícios gerados à estes, certamente resultou em filiações espontâneas ao SINTAP/MT, face ao entendimento de cada um de tudo o que a categoria tem hoje em conquistas.

 

 

 

SINTAP/MT

 

Diretoria – A diretora de mobilização e formação sindical, Lia Mara Carvalho, agradeceu aos gestores governamentais do INDEA/MT, presidente Guilherme Nolasco, diretora técnica Daniella Soares, e diretor administrativo, Roberto Renato Pinheiro, e demais organizadores do treinamento, por concretizarem uma demanda fruto também da gestão anterior, a princípio aos Afedaf’s I, que ela acredita ser estendidos aos servidores de todos os cargos do Instituto. Lia Mara enfatizou a alegria de perceber o interesse dos presentes no conteúdo explanado pelos representantes sindicais, uma vez que o horário reservado ao sindicato das 18:00 às 19:00 se estendeu até às 21:00, pelo anseio de cada servidor buscar o contato direto com a diretoria sindical ali presente. E o resultado das explanações sobre o SINTAP/MT foram as diversas filiações à entidade, uma vez que muitos até então não sindicalizados não tiveram antes a oportunidade de conhecer melhor e de perto o sindicato que os representa, em seu histórico, nas suas ações, legalidade, enquanto entidade representativa dos mesmos, que levou aos servidores fazerem parte desta.

 


“A recepção por parte dos servidores no treinamento foi mais uma demonstração de união, pois, satisfeitos em estarem fazendo um treinamento onde o Sintap demandou junto à diretoria do Indea para que acontecesse, agora começa a se realizar. Percebemos nos servidores ali presentes a satisfação por receberem aquilo que há muito almejavam, pois entre estes que agora estão fazendo, muitos que já tomaram posse e tantos que já estão com os três anos de estágio probatório concluso, sem ter tido treinamento. E muito mais satisfeitos, sendo os precursores dos treinamentos, que com certeza se estenderão a todos, o Sintap assim continuará demandando, não apenas os novatos como também aos mais antigos no Instituto. Agradeço a diretoria do Indea, que nesta parceria com o Sintap está a atender as demandas apresentadas pelo SINTAP/MT às gestões passadas, de treinamentos para nossos servidores, que a gestão atual busca concretizar com intuito de qualificação destes, a contento e eficiência para atender à sociedade, e que com certeza será contínua, pois o órgão e os servidores só são de fato e de direito capacitados para atender a demanda da sociedade, mais do que já fazem até mesmo sem treinamento, quando recebem esta capacitação. E, estejam certos todos os servidores que o sindicato estará sempre junto a essa parceria com a diretoria do órgão, fazendo com que todos sejam qualificados, treinados e recebam reciclagem, desde o mais antigo até ao que aqui agora chega. E como diretora de mobilização agradeço a receptividade de todos e a filiação dos novos colegas, mesmo que não tantas, uma vez que 90% dos que ali estavam já eram sindicalizados do SINTAP/MT”, concluiu.

 


Presidência –
“É gratificante vermos uma pauta de reivindicação do Sintap ser realizada, pois ao longo do ano passado vimos solicitando a gestão da época para a realização desse curso, não só para os Afedaf’s I como também para o II, pois fazem muitos anos que não temos curso de reciclagem nem de atualização das legislação vigente e no país e estado. No final do ano a Maria Auxiliadora conseguiu através de convenio publicar nos DO a realização desse curso, e estamos aguardando também curso para os Afedaf II, pois não é justo deixar uma categoria sem a qualificação. Os gestores do Indea não podem pensar num determinado cargo, mas no todo, buscando capacitação geral dos servidores. Espero que essa nova roupagem que o Indea tem hoje, através do novo presidente que nem faz parte do quadro de servidores possa trazer a unicidade em qualificação de formação para os mesmos. E estamos aguardando que o gestor nos informe quando será realizado para os Afedaf II, caso isso não venha acontecer, o Sintap estará buscando junto à diretoria do Indea a viabilidade para que todos tenham treinamentos, e desenvolver as atividades com excelência para nossos clientes, os produtores que trazem a riqueza para nosso estado.


 

Veja o tema do treinamento e o conteúdo oferecido aos Agentes de Defesa Agropecuária do INDEA/MT:

 


Confira os links das matérias referentes a treinamentos já realizados no Indea, momentos em que o SINTAP/MT reiterava ainda mais o pedido para todos os profissionais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso:

 



Sintap é convidado para abertura e encerramento de Pré-Serviço aos veterinários do Indea
http://www.sintapmt.org.br/noticias/index.php?CategoriaCod=5&NoticiaCod=4700

Servidores querem Pré-Serviço em 2014 e nível médio continua na espera desde 2013
http://www.sintapmt.org.br/noticias/index.php?CategoriaCod=5&NoticiaCod=4796

Engenheiros Agrônomos do Indea passam por capacitação
http://www.sintapmt.org.br/noticias/index.php?CategoriaCod=5&NoticiaCod=5272

AFEDAF’s cobram treinamento do INDEA/MT e SINTAP/MT exige igualdade
http://www.sintapmt.org.br/noticias/index.php?CategoriaCod=5&NoticiaCod=5384



Autor/Fonte: Alexandra Araújo/Sintap-MT


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557