Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Setenta mil doses de vacina contra aftosa são entregues à Bolívia

20/05/2015
ImagemCapa
Em 2014, a Bolívia conquistou o status de Livre de Febre Aftosa com Vacinação, reconhecida pela OIE.
Na última terça-feira (12) o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) entregou para o Comitê Internacional Misto Brasil Bolívia (CIMBB), em San Matias (divisa com Cáceres e Porto Espiridião), na Bolívia, 50 mil doses de vacina da febre aftosa.A

As vacinas foram doadas pelo Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT), visando uma atenção maior na região de fronteira. Vinte mil doses da vacina foram entregues para o município de San Ignácio de Velasco, que faz divisa com Vila Bela da Santíssima Trindade, na sexta-feira (15).

Os CIMBBs  são formados pelo Indea e Sindicados Rurais dos municípios mato-grossenses da fronteira, pelo Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Inocuidade Alimentar da Bolívia (Senasag), pela Associação de Ganaderos San Matias (Agasan), pela Associação de Ganaderos San Ignácio de Velasco (Agasiv), e pelos Comitês Cívicos (representação dos indígenas).

A área de vigilância epidemiológica do lado boliviano compreende uma faixa de 15 km em toda extensão da fronteira com o Brasil. Nesta etapa da campanha, eles devem vacinar todo o rebanho bovino e bubalino, de todas as idades, exceto no pantanal. A campanha no país vizinho é de 15 de abril a 30 de maio.

A nova diretoria da Agasan destacou a conquista da Bolívia em 2014, a obtenção do status de Livre de Febre Aftosa com Vacinação, e o apoio do Brasil na doação de vacinas, que contribuiu para esse reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

 


Autor/Fonte: INDEA/MT - Dayanne Santana


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557