Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Governo de MT concede Índices acordados em gestão anterior ao SINTAP/MT e 50% do INPC

15/05/2015
ImagemCapa
Mantido o acordo da gestão governamental anterior e concedido somente 50% do INPC; agora é aguardar reunião com o secretário da SEGES para avaliar como e quando será pago a outra metade do Índice inflacionário; mas a princípio a proposta é de pagar os 3,11% fracionados.

Foi no Auditório Cloves Vettorato do Palácio do Governo, a portas fechadas, sem  a presença da imprensa, que veio a resposta tão esperada pelos representantes do Fórum Sindical, a qual nenhum secretário de governo quis adiantar em reunião com o SINTAP/MT, até que governador Pedro Taques fizesse seu pronunciamento a respeito na manhã desta sexta-feira (15). Os trabalhadores comemoraram a decisão por implantação dos percentuais acordados na gestão governamental anterior na folha salarial dos servidores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso em maio deste ano. Por outro lado, a proposta da inserção de apenas 50% do INPC no referido mês trouxe descontentamento a todas as categorias, uma vez que o índice inflacionário é direito dos servidores públicos estaduais, sem parcelamento, o que ainda será discutido pelo Fórum com o secretário da SEGES/MT, Júlio Cezar Modesto, em reunião agendada para a terça-feira (19), às 10:00 na sede da secretaria, e o encontro do SINTAP/MT com o gestor será no dia 25/05, para debater a mesma pauta.

 



Em relação aos índices acordados na gestão governamental anterior, em verdade o governador Pedro Taques apenas confirmou o que já era previsto em lei, uma vez que as Leis de Carreira do INDEA/MT e INTERMAT, por serem de Janeiro de 2014, não entram no prazo de 180 dias antes de sua posse, cujo período implica em não conceder nenhum índice, mesmo que este seja proveniente de acordos anteriores, decisão publicada em Decreto no início do ano à época de atuação da Equipe de Transição.

 



E, para reiterar o direito adquirido dos trabalhadores do  Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso,  as Leis de Carreira, 10.041/2014 do INDEA/MT e 10.042/2014 do INTERMAT, foram publicadas em 03 de Janeiro de 2014, sendo a do Indea Republicada em 24 de Fevereiro do mesmo ano. As datas denotam que nem mesmo o Decreto publicado pelo Governo do Estado não seria empecilho para a implantação dos índices acordados na gestão governamental anterior. Portanto, a decisão do governador Pedro Taques, foi apenas uma confirmação do esperado em lei.

 



Contudo, a não concessão de todo o percentual do Índice Inflacionário trouxe o Fórum Sindical no mesmo dia para a sede do SINTAP/MT para debate quanto ao direito que não foi concedido na íntegra. A discussão entre os representantes sindicais continua na próxima semana, antes de acontecer a reunião com o secretário da SEGES, Júlio Cezar Modesto, para que se entre num consenso a respeito.

 



SINTAP/MT –
“Quero agradecer todos os sindicalizados por ficarem em alerta e na torcida hoje aguardando seu sindicato fazer a negociação junto ao governo e seu secretariado, e pela confiança que sempre foi dada a essa diretoria sindical, para trabalhar com liberdade nas decisões tomadas em prol de suas categorias. Não paramos as negociações, pois conforme informado acima, temos outros encontros com gestores governamentais para prosseguir com a pauta referente aos 50% restantes do INPC, a qual já está agendada. E temos que reconhecer que o governo sempre manteve a porta aberta para as negociações e, a conquista de mais uma parcela concretizada em folha salarial, além de ser uma confirmação do que está garantido em lei, se mostra mais uma vitória pela persistência da diretoria sindical do SINTAP/MT junto e com o apoio da maioria de sua Base, que também se fez presente nas reuniões de comissões para debate sobre os percentuais reivindicados e os cálculos de tabela na sede do sindicato, encontros que perduraram noite e madrugada afora. Somos gratos pelo reconhecimento de cada sindicalizado e do governo que entendeu a urgência em repor nossas perdas de anos a fio, em que cada família de nossos servidores deixaram de usufruir o que lhes era merecido a seu devido tempo. Vamos persistir até o final de nossa gestão buscando concretizar em folha aos nossos sindicalizados, o que foi garantido em lei, e o que ainda está por vir nos novos projetos a serem traçados em prol de nossas categorias; sempre juntos, porque “O Sintap Somos Todos Nós”, participando, criando, inovando e acreditando que “Onde há fé em Deus, Força de Vontade e União, o Sucesso se faz Presente”, primando sempre pela máxima de que “Quem sabe faz a hora não espera acontecer”, comentou Diany Dias.

 

 

 

SINTERP/MT – O presidente do SINTERP/MT, Gilmar Brunetto, é o organizador de todos os encontros do Fórum Sindical do Estado de Mato Grosso, e sempre está à frente articulando as frequentes reuniões com o grupo de representantes sindicais. “Foi a primeira reunião do Fórum Sindical com o governador Pedro Taques, que levou a este encontro com todo o secretariado e o presidente da Assembleia Legislativa. Entendemos que o estado passa por uma situação difícil, mas isto não é culpa dos servidores públicos, e a proposta do governador  agradou a grande maioria das categorias que negociaram anteriormente as recuperações salariais; e o mal estar ficou por conta do parcelamento do INPC, porque algumas categorias não terão ganhos reais nesse mês de maio,  e o Fórum Sindical vai tentar negociar com o governo o pagamento integral do referido índice. Para nós da Empaer, precisamos de um Ato de Referendo do secretário de agricultura familiar, pois nossa política salarial acompanha o Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso”, afirmou Gauchinho.

 

 


 

 


Autor/Fonte: Alexandra Araújo/Sintap-MT


    Comentários

    Antonio Carlos R. Silva disse:

    Parabéns, SINTAP/MT, muito boa!

    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557