Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Médicos Veterinários autônomos participam de cursos do INDEA/MT

30/03/2015
ImagemCapa
Mais de 90 profissionais participaram dos cursos que prepararam para Atendimento em Leilões e o PNCEBT oferecidos pelo INDEA/MT
O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) realizou na última semana, dois cursos voltados para médicos veterinários autônomos. Os cursos são gratuitos e foram realizados com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT).

O primeiro foi do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), no dia 19 de março, com 46 participantes, e abordou os seguintes temas: a legislação vigente dos programas estadual e federal de sanidade animal; as diretrizes do programa; conduta ética dos médicos veterinários e outros.

Ao passar pelo treinamento, o profissional precisa se cadastrar no Indea e obter autorização para realizar e atestar vacinação contra brucelose.

A médica veterinária autônoma, Alice Mamede, trabalha em Poconé há 9 anos, já atendeu pelo programa e procurou o Indea para renovar a habilitação. “Procurei o Indea do meu município e eles me orientaram a fazer o curso novamente para me atualizar, inclusive pelas mudanças no sistema online. Eu achei bem interessante porque teve algumas mudanças que facilitaram bastante pra nós médicos veterinários. Achei bem legal”.

No segundo curso, que aconteceu no dia 20 de março, pré-requisito para habilitação de médicos veterinários autônomos para atender em leilões, os assuntos trabalhados foram: legislação para atendimento em leilão; cadastramento de empresas leiloeiras e recintos; programa de emissão de documentos sanitários; e a importância e emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). Quarenta e seis profissionais participaram do curso.

Pablo Riet, médico veterinário autônomo, atua em Rondonópolis e Pedra Preta desde 1998. Ele começou a atender em leilões em 2012 após fazer o curso oferecido pelo Indea. De acordo Riet, ser habilitado para atender em eventos agropecuários “é um diferencial, em Rondonópolis só tem dois profissionais habilitados a atender em leilão, eu e mais outro profissional. É algo que agrega valor ao nosso trabalho”.

Em ambos os cursos, os médicos veterinários autônomos receberam orientação sobre a importância da participação na vigilância veterinária, especialmente no que diz respeito à notificação de doenças constantes na lista da Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE) ao serviço veterinário oficial.

Autor/Fonte: INDEA/MT - Dayanne Santana


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557