Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Fiscalizar vigor das sementes pode melhorar qualidade das lavouras

30/01/2015
ImagemCapa
Painel técnico Semeando qualidade: o fator semente na produtividade colocou em questão tema sensível nesta safra em Mato Grosso: a qualidade dos grãos para cultivo
 Kellen Severo apresenta Fórum Técnico na Abertura da Colheita da Soja

 

No segundo dia de Abertura Oficial da Colheita de Soja um painel técnico tratou da qualidade das sementes nesta safra. O vigor das sementes tem sido um tema sensível para os produtores de Mato Grosso.

 

Em novembro, a Expedição Soja Brasil constatou o problema na qualidade das sementes, quando produtores receberam sementes mofadas. O debate colocou técnicos, produtores e governo para discutir o que pode ser feito para melhorar a qualidade da produção.

O pesquisador da Embrapa Soja José França Neto fez uma apresentação ressaltando a importância de uma boa semente. França Neto ainda lembra que em momentos de veranico, como o Centro-Oeste tem enfrentado nesta safra, um grão de alto vigor é fundamental para superar o estresse hídrico.

– O sucesso da lavoura depende de sementes de alta qualidade, para possibilitar plantas com bons desempenhos. Em momentos de veranicos, isso faz diferença, pois a raiz será maior, mais radicular e sofrerá menos com a falta de chuvas. O produtor tem direito de cobrar semente de alto vigor – pontua.

O fiscal federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento José Silvino Filho apresentou dados de produção de semente no país. Segundo ele, o Brasil possui 18,5 mil campos para produção de sementes, equivalente a 1,7 milhões de hectares. Mato Grosso representa 19,95% dessa produção, totalizando 2566 campos e 343 mil hectares.

Silvino Filho afirma que a fiscalização é feita antes do início do plantio, mas não há legislação que fiscalize o vigor da semente, apenas a germinação (deve ser no mínimo de 80%). O Soja Brasil mostrou caso de produção de semente com 30% de vigor. O fiscal pede mais discussões para que saia possíveis soluções.

– O Mapa é normatizador, para mudar alguma regulação é necessário embasamento técnico e ouvir os envolvidos. Mas a discussão precisa ser ampliada, pois o objetivo é único – reforça.

A produtora rural e agrônoma Roseli Munis Giachini pede mais fiscalização e análise das sementes de fora do Estado. Segundo ela, os dados das sementes produzidas em Mato Grosso são claros, mas as sementes produzidas em outras regiões não possui controle.

O coordenador do Comitê Técnico da Abrass (Associação Brasileira dos Produtores de Semente de Soja), Elton Hamer, comenta que o custo de produção de sementes é alto e necessita de muita técnica de quem se dispõe a seguir nesse ramo. Ele lembra que o produtor de sementes precisa de compromisso com o seu negócio.

– Esse comitê vai discutir como melhorar na qualidade das sementes. O produtor precisa ter compromisso com o que faz. Mais tecnologia exige mais resultados e mais controle – explica.


Autor/Fonte: Rikardy Tooge | Alto Garças (MT) CANAL RURAL


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557