Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Embrapa identifica sete novas espécies de bactérias benéficas à agricultura brasileira

12/09/2014
ImagemCapa
As novas espécies trazem benefícios às culturas da soja, do feijoeiro, do feijão-caupi e da leucina, com importância para a alimentação humana, animal, como adubo verde e com potencial para reflorestamento.

A Embrapa acaba de anunciar a identificação de sete novas espécies de bactérias benéficas à agricultura brasileira. As bactérias são, o que os especialistas costumam chamar de, “promotoras do crescimento” das plantas. As novas espécies (Rhizobium e Bradyrhizobium) trazem benefícios às culturas da soja, do feijoeiro, do feijão-caupi e da leucina, com importância para a alimentação humana, animal, como adubo verde e com potencial para reflorestamento.

 

Além de agronômica, as bactérias têm importância ambiental e econômica, já que são capazes de captar o nitrogênio (N2) presente no ar e transformá-lo em uma forma de nitrogênio assimilável pelas plantas. São, portanto, capazes também de suprir as necessidades das plantas em nitrogênio, dispensando a adubação nitrogenada. O processo é chamado de fixação biológica de nitrogênio, considerado o mais importante processo biológico do planeta, depois da fotossíntese.

 

A descrição dessas novas espécies é resultado do investimento no treinamento de pesquisadores em taxonomia, constituído por Mariângela Hungria, Jerry Zilli e Krisle da Silva. Em três anos, o grupo conseguiu alcançar o dobro de espécies de bactérias descritas em mais de 40 anos, além de aprimorar as metodologias que garantem a identificação correta de estirpes benéficas à agricultura, como por exemplo, aquelas utilizadas em inoculantes comerciais para a cultura da soja.

 

Segundo a pesquisadora Mariângela Hungria, a estimativa de benefícios econômicos que a utilização dessas bactérias pode trazer às culturas da soja, do feijoeiro e do feijão-caupi é de cerca de 18 bilhões de dólares anuais, que deixam de ser gastos com fertilizantes nitrogenados nessas culturas. Além disso, Mariângela destaca o benefício na mitigação de gases de efeito estufa, com uma estimativa equivalente a mais de 45 milhões de toneladas equivalentes de CO2.


Autor/Fonte: Embrapa


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557