Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Nota de esclarecimento sobre matéria publicada no G1

29/08/2014
ImagemCapa
O CRMV contestou uma assertiva com aspas atribuída ao presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinárioa na matéria veiculada na TV Centro América.

O CRMV-MT vem a público esclarecer e contestar a matéria publicada no site G1 Mato Grosso com o título de "CRMV-MT apura erros em sacrifício de cavalo com mormo em Cuiabá", do jornalista Leandro J. Nascimento, publicada no dia 26/08/2014.

O jornalista citado realizou entrevista por telefone com o presidente do Conselho, Verton Silva Marques, mas deturpou a fala do profissional, chegando a atribuir aspas que não foram ditas. Os erros de apuração iniciaram uma série de mal-entendidos e trouxeram prejuízos tanto para o profissional, quanto para a entidade.

As aspas: "Infelizmente quem errou foi o médico veterinário, porque o policial não tem culpa, já que não foi orientado" nunca foi dita. Atribuir estas aspas ao presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária é um erro gravíssimo que só tem serventia ao sensacionalismo e o imediatismo da imprensa e não contribui para a resolução do caso.

Verton Silva Marques tem ciência de que como presidente não cabe a ele julgar qualquer profissional sem antes a realização de uma investigação. O que foi dito pelo presidente é que as imagens claramente apresentam uma série de falhas que deverão, sim, sem apuradas, mas em nenhum momento sentenciou nenhum profissional envolvido, ate porque nas imagens não confirmam a presença de nenhum profissional.


A matéria apresenta outras falhas, como resumir as punições à cassação do registro do profissional, citar a anestesia geral como único método de sedação e afirmar que os profissionais do Indea estavam presentes durante o sacrifício. Além disso, deixa de citar o principal: que é o fato do Conselho até aquele momento ainda não ter recebido qualquer denúncia formal. Ao esconder esse fato o veículo deixa de realizar seu papel social de esclarecer os encaminhamentos para a investigação, preferindo manter-se no sensacionalismo, já sentenciando ela mesma os culpados.

O CRMV entende as dificuldades e respeita o trabalho dos profissionais de imprensa de Mato Grosso. A autarquia entende que a imprensa deve ser livre e tampouco deve sofrer qualquer tentativa de censura. Também entendemos que a prática diária da profissão pode incorrer em erros dos mais diversos, mas entendemos também que os profissionais de mídia devem ter responsabilidades na apuração de suas matérias e, quando errarem, devem oferecer espaços para esclarecimentos, evitando assim prejuízos maiores aos envolvidos. E por acreditar nisso que o presidente do CRMV-MT solicitou a errata, mas como até o presente momento isso não ocorreu, a autarquia apresenta esta nota de esclarecimento para a população a fim de esclarecer o erro.

Se é complicado corrigir uma fala de um parágrafo em um texto online, como lidar com toda repercussão negativa, mal-entendidos e problemas institucionais decorrentes de uma publicação desastrada? Fica aqui o nosso esclarecimento

Verton Silva Marques
Presidente do CRMV-MT


Autor/Fonte: CRMV


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557