Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

TAC promete oferecer mais proteção a animais durante Cavalgada de abertura da Exposul

26/08/2014
ImagemCapa
O TAC assinado no final de julho, garantiu a saúde dos animais na cavalgada de Rondonópolis.

A diretoria do Sindicato Rural de Rondonópolis assinou em 30 de Julho um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) na 6º Promotoria Cível de Rondonópolis para garantir a saúde dos animais que participam de cavalgadas, e foi um marco também na abertura da 42ª Exposul.

 


Com base em informações obtidas com a ONG Cantinho de Proteção Animal, Centro de Controle de Zoonose, o INDEA e pela SETRAT o promotor Marcelo Caetano Vacchiano, juntamente com o Sindicado Rural, elaborou o TAC que orientará os procedimentos tomados na cavalgada.


Consta no documento que todo cavaleiro e amazona deverá estar registrado e apresentar documentos como exame negativo do Mormo, laudo clínico respectivo, exame negativo de anemia infecciosa equina e comprovação da vacinação contra a influenza equina. E no caso dos bovinos exames negativos de brucelose e tuberculose.


Além da suspenção participação de carroças, o cavaleiro ou amazona que açoitar o animal deverá ser retirado da cavalgada e solicitado o retorno do animal a origem. O mesmo procedimento será aplicado caso o participante consuma bebida alcoólica durante todo o seu percurso.


Os animais retidos ficarão sobre a responsabilidade do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) que o entregará ao dono, contudo nos casos de maus tratos ou dúvida sobre a propriedade oficiará o Juízo competente para homologação do TAC.


O Médico veterinário e responsável técnico pelo CCZ de Rondonópolis, Marcelo de Oliveira, argumentou que as medidas têm como finalidade garantir a preservação dos animais e oferecer uma festa mais bonita para a população.




Autor/Fonte: Agora MT / Jeyson Nascimento


    Comentários

    Geraldo Passos disse:

    Esse TAC deveria servir de modelo a ser seguido em todos Municípios e unidades.

    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557