Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Mapa orienta sobre Conservação do Solo e Sintap parabeniza servidores do sistema na data comemorativa

15/04/2014
ImagemCapa
Neste dia em que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lembra a Conservação do Solo, o Sintap enaltece os produtores de nosso estado e seus representados enquanto entidade, face à data que faz alusão à ação de cada um, que externa ou internamente pertence ao Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.
Ações voltadas para o uso racional e manejo dos recursos naturais, principalmente do solo, da água e da biodiversidade visam a promover agricultura sustentável, aumentar a oferta de alimentos e melhorar os níveis de emprego e renda no meio rural.

A adoção das microbacias hidrográficas para o planejamento, monitoramento e avaliação do uso dos recursos naturais é o primeiro passo para projetos de conservação do solo e da água. O segundo passo é a organização dos produtores como estratégia para promover a melhoria da produtividade agrícola e o uso de tecnologias adequadas sob o ponto de vista ambiental, econômico e social.

A adoção das microbacias são unidades geográficas naturais, em que fatores ambientais, econômicos e sociais, encontram-se assemelhados ou em condições homogêneas e, por isso, mais apropriadas para o estabelecimento de um plano unificado para o controle das interferências das atividades agropecuárias no meio ambiente.

O planejamento e a execução dos trabalhos são realizados a partir da organização da comunidade em parceria com instituições públicas e privadas mediante convênios, ajustes e acordos de cooperação técnica. Além da caracterização do meio biótico, as ações adotadas envolvem os aspectos socioeconômicos da região, como a situação fundiária, o mercado, a infraestrutura de transporte e energia.

O Ministério da Agricultura atua como indutor e catalisador das práticas de uso dos recursos naturais, auxiliando na definição de diretrizes, objetivos e metas. Os programas oficiais, conduzidos pela Coordenação de Manejo Sustentável dos Sistemas Produtivos (CMSP), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), contribuem para o controle da erosão, recomposição das matas ciliares e proteção de encostas e nascentes.

Sintap/MT –
No enfoque à referida data comemorativa a diretoria sindical observou o significado ímpar da atuação dos servidores do Indea e da Sedraf, quando reiteram a conscientização da conservação do solo de todo estado, em seu trabalho atuando em todas as áreas pertinentes aos referidos órgãos, bem como do Intermat, que diariamente atuam no sentido de legalizar as terras de Mato Grosso, que nada mais nada menos, representam o patrimônio histórico do estado.

“A Conservação do Solo desse estado passa pela atuação de cada servidor do Indea e da Sedraf, na Central, nas unidades ou no campo, e do Intermat, que legalizam as terras de Mato Grosso através da regularização fundiária. Por isto o Sintap parabeniza nossos trabalhadores neste dia que lembra seu trabalho laboral, face sua extrema importância na legalidade do uso deste solo, terra que produz o alimento e também abriga não só o produtor, mas todo cidadão mato-grossense que depende dela para morar, se alimentar, viver enquanto ser humano”, finalizou a diretoria do Sintap/MT.

Autor/Fonte: MAPA / Sintap/MT - Por Alexandra Araújo


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557