Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Estado prepara extinção de autarquias e novas demissões de DAS's

03/08/2015
ImagemCapa
A etapa agora é de Reforma da Administração Indireta; e o SINTAP/MT continua na expectativa do cumprimento das Leis de Carreira nos órgãos que a entidade sindical representa.
Após concluir a primeira etapa da Reforma Administrativa que abrangeu a administração direta - secretarias de Estado e gabinetes de gestão -, o governador Pedro Taques (PDT) se prepara para apresentar os esboços da segunda etapa, desta vez em cima da administração indireta, que envolve fundações, autarquias, empresas públicas e superintendências. A ordem é manter os mesmos parâmetros definidos para a administração direta, ou seja, enxugamento de gastos, cortes de despesas, redução de cargos comissionados, novas rotinas de atuação e principalmente controle absoluto dos gestores que assim como secretários de Estado também assinaram contrato de gestão com metas pré-estabelecidas.

Está dentro dos estudos técnicos da equipe de governo, estão a Companhia de Mineração de Mato Grosso (Matamat), o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Instituto de Defesa Agropecuário de Mato Grosso (Indea), Agência Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran), Agência de Regulação de Serviços Delegados (Ager), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Junta Comercial de Mato Grosso, Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa, Centro de Processamento de Dados (Cepromat), Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Empresa de Fomento de Mato Grosso (MT Fomento), Empresa de Gás de Mato Grosso (MT Gás), Empresa de Mato Grosso de Participações (MT PAR) e Superintendência do Consumidor de Mato Grosso (Procon). Uma das definições é a transformação da Metamat em Serviço Geológico de Mato Grosso, dentro da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico a Sedec, sob o comando do titular, Seneri Paludo.

Presidida pelo técnico, João Justino Paes de Barros, a Metamat tem sua importância por causa do potencial mineral e de pedras preciosas, assim como o ouro. Segundo o DNPM, em 2014, o Estado novamente liderou o Ranking de exportação e extração de diamante no Brasil e primeiro lugar na produção de ouro destinado a mercado financeiro. “O governador Pedro Taques tem sinalizado através do secretário Seneri Paludo o interesse em dar fôlego à produção mineral, seja como fonte de renda ou como geradora de emprego”, disse o presidente da Metamat, João Justino, sinalizando que o potencial a ser explorado é muito grande e comprovadamente compensador.

A ideia do governador é apresentar ainda em agosto a proposta da reestruturação da Administração Indireta de Mato Grosso.

Autor/Fonte: Folha Max - Marcos Lemos / Diário de Cuiabá


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557