Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

CRIME AMBIENTAL: na maior apreensão de Castanheira Sintap/MT destaca trabalho de agentes do INDEA

22/01/2020
ImagemCapa
A ação fiscalizatória teve inicio no dia 06 de janeiro e está sendo realizada nos municípios de Nova Mutum, Cláudia, Marcelândia e Porto dos Gaúchos .

Na última semana uma operação em conjunto realizada por agentes do INDEA, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Força Tática da Polícia Militar resultou na apreensão de 1.300 m³ de madeira, sendo 470 m³ de Castanheira, espécie protegida por lei. Segundo os agentes, esta é a maior apreensão de madeira protegida por lei já realizada em Mato Grosso. A ação fiscalizatória teve inicio no dia 06 de janeiro e está sendo realizada nos municípios de Nova Mutum, Cláudia, Marcelândia e Porto dos Gaúchos .

O engenheiro florestal do INDEA, Francis Queiroz, presente na ação, explica que esta operação é realizada pela Sema, mas o INDEA foi convocado para fazer identificação da madeira junto com o apoio técnico da Policia Militar. “Nessa ação encontramos Castanheira sendo explorada em uma propriedade rural. Utilizamos de investigação para chegar na pessoa que estava comprando essa madeira que já estava cortada, explanada. Fomos nessa serraria e encontramos essa grande demanda de Castanheira. Realmente foi a maior já apreendida no Estado, desta vez, encontramos a cadeia completa, tora, madeira já serrada em bruto e madeira beneficiada, tanto como portais quanto para móveis, que é usada para confecções de cadeiras para bares, por exemplo”.

Queiroz fez questão de explicar ainda que estão tentando fechar o ciclo completo, desde a propriedade até o produtor, e depois tem a fase de procurar para ver onde o produtor está vendendo. “No município de Cláudia você encontra maciços inteiros só com Castanheiras, mais de 80%”.

Para ele, esta operação é muito importante tanto para o INDEA, enquanto instituição que está prestando o serviço, quanto para eles servidores. “Eu entendo que esta atividade valoriza o nosso trabalho. O pessoal da Sema já conhecendo a técnica valoriza o nosso serviço, reconhece que com a nossa parceria o serviço ficou muito mais preciso”, declarou.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT), que representa servidores do INDEA e Intermat, Rosimeire Ritter, destacou a excelência com que vem sendo realizado o trabalho desses servidores. “Nos últimos dias outros servidores foram condecorados por excelência do trabalho realizado em Manaus e tivemos também vários outros casos como estes. Estão todos de parabéns, temos uma equipe maravilhosa que representa muito bem o nosso Estado”.

Quatro pessoas foram conduzidas para a delegacia por crime contra a flora. Uma outra pessoa foi conduzida por porte ilegal de drogas e munições.


Autor/Fonte: Assessoria de Imprensa/Sintap-MT


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557