Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Sintap/MT acompanhou reunião do Conselho de Previdência de Mato Grosso

08/07/2019
ImagemCapa
Nesta reunião, o conselho aprovou o primeiro Censo Previdenciário de Mato Grosso.

 Recentemente, o Conselho de Previdência reuniu-se para deliberar sobre vários assuntos relativos à previdência dos servidores públicos de Mato Grosso. Na pauta constavam 6 itens a serem discutidos, entre eles, o censo previdenciário, autorização pagamento retroativos, conselho fiscal, grupos de trabalhos sobre regimento e previdência complementar, além da doação de imóvel para sede do MT Prev, sendo a estrutura do antigo hospital São Tomé.

No inicio da reunião fora levantada uma questão de ordem pelo conselheiro representante dos servidores do executivo sobre a adesão dos poderes ao MT Prev, como não foi possível elucidar o questionamento, o presidente do conselho marcou como primeiro item da pauta para a próxima reunião do MT Prev.

Nesta reunião, o conselho aprovou o primeiro Censo Previdenciário de Mato Grosso. O assunto foi discutido em assembleia, no Palácio Paiaguás, e visa à atualização de toda a base de dados do Regime Próprio de Previdência Social e equilíbrio financeiro. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário de Mato Grosso  (Sintap/MT), Rosimeire Ritter, esteve presente juntamente com o diretor-geral, Vânio Luís Brandalise, o diretor-financeiro, Francisco Borges e Luiz Cláudio Scheffer, representante dos servidores do poder executivo.

De acordo com o Conselho, o Censo além de assegurar servidores inativos, pensionistas e dependentes, também servirá para que o Estado integre o eSocial, sistema do Governo Federal, que tem até janeiro de 2020 para o envio de dados dos contribuintes, evitando multas futuras. O processo de busca de informações deve ser iniciado ainda este ano após a liberação de orçamento.

“Tudo que garante aos servidores, segurança, formas de proteção, tem que ser avaliado de forma positiva. Acredito que com esse censo, tenhamos uma melhor transparência no sistema previdenciário do nosso país”, comentou Rosimeire.

O levantamento será feito por intermédio de uma empresa especializada, com digitalização e armazenamento dos dados. Em geral, a medida servirá de aprimoramento da gestão previdenciária do poder executivo, legislativo, judiciário e órgãos autônomos constituídos.

Outros assuntos foram discutidos, como a doação do imóvel para a sede do MTPREV que durante a apresentação ficou demonstrado não ser viável a mudança para o imóvel sugerido, além disso, foi aprovado o Regimento interno do Conselho de Previdência e, ainda ficou para ser discutido na próxima reunião extraordinária o resultado do grupo de trabalho sobre a  previdência complementar, assunto que teve pedido de vistas solicitado pelo representante dos servidores da assembleia legislativa, Osmar Milan Capilé.

Uma nova reunião extraordinária para resolução dos assuntos pendentes está agendada para a próxima quinta-feira (11.07).


Autor/Fonte: Assessoria de Imprensa/Sintap-MT


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557