Com o resultado final da eleição dos novos gestores do Sintap para o quadriênio 2018-2021, nós, atuais presidente e vice da entidade, respectivamente, Diany Dias e Francisco Borges, juntamente, claro, com todos os demais diretores, delegados e sub-delegados, temos a alegria de dizer que estamos gratos pela confiança de todos que depositaram seus votos na gestão futura da qual alguns de nós também faremos parte em novos cargos e ainda aos que não votaram em nosso grupo mas que fizeram questão de participar do processo eleitoral de forma efetiva mostrando que somos todos Sintap e que queremos sempre o melhor para lutarmos todos juntos as nossas lutas!
O processo democrático deve mesmo ser assim, com pluralidade de ideias, e é sempre mais prazeroso quando se constata que mesmo com posições adversas o objetivo é o mesmo: fortalecer a categoria com a busca de cada vez mais transparência e agregamento de forças com a participação efetiva não só em época eleitoral como também fora dela. Sim, também fora do período eleitoral é quando a pluralidade de ideias mais tem que ser ativada porque várias cabeças pensam melhor do que as de apenas um grupo. Sendo assim, esperamos toda a base nas assembleias e eventos que virão nos próximos anos para ajudar a pensar o Sintap que queremos com cada vez mais força para enfrentar os desafios que se descortinam no cenário político estadual e nacional, nesse último, continuaremos contando com a força da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) que tem como presidente estadual, Diany Dias e participação de outros membros da nova gestão como Francisco Borges, João Célio Amorim e Rosimeire Ritter (presidente eleita do Sintap).
Nosso vice atual, Borges, ressalta que foi muito gratificante ver como transcorreu o processo eleitoral e agradece, de coração, a todos os servidores ativos e aposentados do Intermat (autarquia a qual ele é servidor), no processo eleitoral. Isso, segundo ele, demonstra que o Intermat mostrou um grande espírito democrático de participar ativamente das decisões do Sintap e cujos novos gestores vão lutar pela garantia de preservação dos direitos de todos. Essa participação inédita massiva foi, com certeza, decisiva para vitória da chapa 2 e um reconhecimento dos servidores do Intermat para com os membros da autarquia que já fazem parte da atual gestão e que, com a renovação (agora saltando de três para sete representantes ativos, sendo cinco novos nomes) dá novo fôlego à atuação do grupo do Intermat nessa nova gestão sendo, portanto, motivo de agradecimento pelo esforço da participação de todos nesse processo.
Aproveitando o ensejo deste agradecimento, o grupo que se despede da gestão no final deste ano elenca abaixo o que prometeu antes de ser eleito e o que cumpriu efetivamente demonstrando assim transparência e compromisso para com quem acreditou neste grupo nos últimos quatro anos. A todos nosso mais profundo OBRIGADA/O!
Propostas gestão 2014-2017
1) Cobrança junto às autoridades governamentais a nomeação de todos os concursados para o Indea/Intermat/Sedraf (CUMPRIDA)
2) Término do processo em implantação da reestruturação do PCCS para os servidores do Indea/Intermat/Sedraf (CUMPRIDA)
3) Término do processo de reestruturação organizacional e física do Indea, com extinção do Núcleo Sistêmico (Projeto Rosa: processo 567501/2012 de 25/10/2012) (CUMPRIDA)
4) Continuar as demandas contra o governo estadual para o pagamento das ações judiciais já ganhas/sentenciadas em favor dos servidores sindicalizados (CUMPRIDA)
5) Continuar a luta pela reestruturação do MT Saúde, tendo na diretoria e nos conselhos fiscais servidores de carreira, oferecendo um atendimento digno aos servidores filiados ao plano. (CUMPRIDA)
6) Terminar o processo em negociação da implantação de plano de Saúde aos servidores e seus familiares, proporcionando redução de custos e aumento de vantagens aos sindicalizados. (CUMPRIDA)
7) Lutar em conjunto com os demais sindicatos pela quitação dos precatórios e cartas de crédito devidas aos servidores. (CUMPRIDA)
8) Continuar os estudos em andamento da implantação de verba indenizatória para os servidores do Indea. (CUMPRIDA)
9) Continuar prestando apoio jurídico a todos os sindicalizados, com duas equipes de profissionais especialistas em direito sindical e trabalhista, tanto com atendimento presencial no Sintap quanto em seus escritórios (graças a estes profissionais obtivemos grandes conquistas, tanto como categoria funcional quanto como direitos individuais dos sindicalizados). (CUMPRIDA)
10) Continuar a luta pela implantação da insalubridade (lei 502 de 07) que dispõe sobre as normas gerais para concessão de adicional de insalubridade no âmbito no Indea/Intermat. Na atual gestão foi solicitada ao Governo Estadual (ofício 111/13, data em 28/08/2013) (protocolo 47565/2013) a equipe de peritos para determinação do grau de insalubridade em todos os ambientes de trabalhos do Indea, para que a mesma seja implantada. (CUMPRIDA)
11) Instauração de Comissão de Revisão do Estatuto e Regimento Interno do Sintap visando sua eventual reforma. (CUMPRIDA)
12) Continuar com a participação ativa nas reuniões e demandas de ações de planejamento dos gestores governamentais quanto às instituições representadas pelo Sintap. (CUMPRIDA)
13) Criação de canal eletrônico alternativo e informal de veículo de comunicação para livre manifestação dos servidores sindicalizados que compõem a base do Sintap, visando maior aproximação entre os servidores e aumentar as opções de atividades culturais e de lazer dos mesmos. (CUMPRIDA)
14) Implantação (em fase final) de sistema de informação discriminando gastos diários e relatório mensal contábil no site do Sintap. (CUMPRIDA)
Autor/Fonte: *Diany Dias e Francisco Borges são, respectivamente, presidente e vice do S