Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

AFEDAF’s cobram treinamento do INDEA/MT e SINTAP/MT exige igualdade

09/03/2015
ImagemCapa
Ao que consta, treinamento já não é um item de prioridade do MAPA, e após diversos cursos oferecidos aos FEDAF’s, os AFEDAF’s I e II também exigem capacitação, mas a previsão orçamentária do MAPA e FASE abrange somente os AFEDAF’s I.

A cobrança por treinamento por parte dos servidores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso, essencialmente os Agentes Fiscais de Defesa Agropecuária – AFEDAF’s I e II, reforça-se junto ao SINTAP/MT, ao passo que, de acordo com a categoria, os profissionais têm assistido a realização de curso para os Fiscais de Defesa Agropecuária – FEDAF’s, sem que os demais sejam lembrados em relação à capacitação que eles consideram necessária e urgente para a execução de suas atividades a contento. A diretora técnica do INDEA/MT, Daniella Soares, deixou claro que para os AFEDAF’s II não há previsão de Pré-Serviço; ao passo que aos AFEDAF’s I o que se prevê é a abertura de orçamento do Ministério da Agricultura para o fim do mês de março, bem como os recursos do FASE, que beneficiarão estes profissionais no que tange à Fiscalização de Trânsito.

 

 

INDEA/MT - A diretora técnica justificou que o treinamento não foi realizado ainda devido ao fato que ocorreu no município de Castanheira, que envolveu muitos servidores “in loco”. Ela informou que, os critérios de prioridades do que pode ser realizado com o orçamento no Indea vem do próprio Ministério de Agricultura, que os elencou em nível crescente de importância como “emergencial”, “essencial” e “discricionário”. Segundo Daniella Soares, o item “treinamento dos servidores” entrou no último critério mencionado.

A gestora do Indea reiterou que o MAPA avalia o treinamento como discricionário na ordem dos critérios, deixando claro que os AFEDAF’s II só terão o curso se “sobrar” recurso do orçamento ou se o Indea tiver uma receita “muito boa” este ano. Contudo, mesmo que isto aconteça a previsão é de realizar curso para 80 AFEDAF’s II, apesar do total que abrange cerca de 180, mas não sendo possível atingir a todos, serão contemplados aqueles que ainda não passaram por Pré-Serviço. 

 

Daniella Soares afirma que neste contexto de prioridades o que se prevê dentro do orçamento do Ministério da Agricultura é realizar treinamento para cerca de 180 AFEDAF’s I; já com os recursos do FASE, cerca de 200 destes profissionais serão beneficiados com o curso.  Contudo, ela reitera que os AFEDAF’s II não há previsão. A diretora técnica não previu data de início do curso, explicando que a partir da abertura do orçamento no fim de março é que o Indea organizará o evento, quanto ao local e período de sua realização.

 

 
SINTAP/MT – A diretoria sindical congrega com o pensamento e questionamento de seus representados, por isso a diretoria sindical, na fala da presidente Diany Dias, reitera o pedido do sindicalizados para que se faça jus à igualdade de direitos aos servidores públicos estaduais. "O Sintap considera louvável a execução do Pré-Serviço em quaisquer das categorias, até porque todos os servidores, FEDAF, AFEDAF,  e demais cargos seja do Indea, Intermat ou Seaf, precisam passar por esta capacitação o quanto antes ao adentrar no serviço público. Logo, no caso específico dos AFEDAF’s, arealização do Pré-Serviço para os Agentes Fiscais tem que acontecer para ambas as funções, ou seja, I e II, uma reivindicação constante do sindicato nas reuniões com a presidência do Indea desde o ano passado, quando foi realizado o treinamento para a mesma categoria indeana; inclusive incluindo nas solicitações aos gestores governamentais também as outras categorias que a entidade sindical representa”, finalizou a gestora sindical.  

Autor/Fonte: Alexandra Araújo/Sintap-MT


    Comentários

    PEDRO GETULIO FILHO disse:

    ATE QUANDO VÃO FICAR CHAMANDO DE "TREINAMENTO" NÓS SERES HUMANOS SOMOS SERES RACIONAIS PORTANTO TODOS SERES RACIONAIS SÃO "CAPACITADOS" ENTÃO QUE TAL "CAPACITAÇÃO"

    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557