Artigos e Poesias

Artigo - Dia do Identificador de Madeira

João Batista de Magalhães

Como naturalista e ex-servidor do Indea, não posso deixar passar em branco uma data tão importante para uma das categorias que mais contribui com a preservação ambiental e a arrecadação estadual em tempos tão sombrios para os dois setores: os identificadores de madeira. Neste dia 5, os identificadores da madeira têm o seu dia próprio. Assim, aproveito esta data para parabenizá-los pelo belo trabalho de Fiscalização.

 

Sempre vale lembrar que este trabalho não contribui pouco e sim de forma significativa com o estado de Mato Grosso como: a preservação do Meio Ambiente; a legalidade do abate; contribuição com o extrativismo (social); arrecadação do valor correto do ICMS e; legitimidade da madeira.

 

Ressalto que a madeira, ao longo da sua história, sempre ocupou posição de destaque na constituição civil no mobiliário em várias indústrias e arte. Portanto, se não for controlada sua exploração todos esses mercados podem ser afetados.

 

Aos leigos, informo que madeira não é tudo igual, por isso é preciso o trabalho do identificador para garantir sua legalidade e o valor de cada uma. Para se ter ideia, na terminologia da madeira existem diferentes graus de industrialização. Dentre eles, podemos citar: toros ou toras; toretes; lenha; lascas; resíduos; partícula; madeira serrada; madeira beneficiada; madeira laminada; madeira compensada; polpa de madeira; pasta ou polpa mecânica; pasta ou polpa química; celulose; papelão; papel; óleo ou essência de sassafrás; placa ou chapa de fibra; chapa de madeira aglomerada; alcatrão de madeira; carvão vegetal; tanino; resina e; goma. 

 

Com esta vasta gama de formas de utilização de madeira e tipos é imprescindível que o identificador de madeira tenha sua colocação garantida. Por isso, conforme citamos, vocês, identificadores, são muito importantes no controle do abate dos vegetais de forma legal para o nosso estado. E é com muito orgulho que os homenageio neste dia.

 

Parabéns, identificadores de madeira! 

 

 

 

Autor(a): *João Batista de Magalhães - Naturalista

Rua 6, Setor Oeste, nº 2
Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557