Assessoria de Comunicação SINTAP/MT: há quanto tempo você é servidor público?
Flavio Soares de Moraes: Sou servidor público a mais de 7 anos, tomei posse no INDEA/MT em 17 de outubro de 2003.
Assessoria: qual sua função?
Flavio Soares de Moraes: Desempenho a função de Agente Fiscal Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal I.
Assessoria: Qual a maior dificuldade encontrada no início?
Flavio Soares de Moraes: A maior dificuldade que encontrei e que ainda encontro no INDEA/MT é a falta de fontes de informações para os servidores no desempenho da função. Para se ter uma idéia, quando um servidor tem alguma duvida sobre determinado assunto ele tem que recorrer aos colegas através de telefonemas, podendo este colega lhe passar uma informação correta ou errada, no caso dessa informação repassada estar errada, ela vai se disseminar dentro da instituição, iniciando assim a falta de padronização nas atividades da instituição.
Portanto é de extrema importância que se tenha fontes de informações seguras, atualizadas e completas, para que os agentes possam fazer uso dessas. Uma sugestão seria a confecção de manuais pelas coordenadorias, onde o servidor possa recorrer diante situações que lhe gerem duvidas. Além disso, os manuais servem de respaldo para o servidor diante de algum questionamento, bem como para o próprio órgão, onde o servidor não poderá alegar o desconhecimento da norma. Esse tipo de ação evita-se que cada vez mais se tenha procedimentos diferentes dentro do órgão.
Assessoria: qual a importância de um sindicato o que o Sintap/mt representa para você?
Flavio Soares de Moraes: É fato que o Sindicato é importante para todas as classes profissionais. É por meio dos sindicatos que podemos ser representados coletivamente. O sindicato é lembrado por ser a organização que defende políticas coletivas e que luta pelo progresso dos trabalhadores.
É importante sabermos da importância do Sindicato para podermos interagir mais e sabermos como questionar nossos direitos.
Um sindicato forte é aquele que tem a participação de seus associados, mas não é só isso. Um sindicato forte significa que sua categoria é atuante, participa de assembléias, tem consciência dos seus direitos e deveres, se recicla e principalmente, está atenta às ações promovidas pelos seus dirigentes.
O SINTAP/MT para mim é isso.
Assessoria: Como você avalia a gestão política do Governador Sival Barbosa?
Flavio Soares de Moraes: É cedo para avaliar a gestão politica do Governador Sival Barbosa, haja visto que até agora ele praticamente manteve a linha do então ex-governador Blairo Maggi, fazendo algumas mudanças pontuais, mas nada que fugisse do que vinha sendo aplicado. Ao meu ver só será possível se fazer uma boa avaliação do governo a partir do seu segundo ano de seu mandato, onde ai sim estará sendo implantado os programas previstos em seu plano de governo.
Mas pelo o que pude observar em seus discursos, ele disse que priorizara mais área social, que a meu ver é fundamenta, pois no modelo econômico adotado pelo Brasil, o Capitalismo, onde a renda acaba se concentrando na mão de poucos, se faz cada vez mais necessário o papel do Governo em redistribuir essa renda, caso contrário ficaram as empresas de um lado com os produtos e do outro a população sem renda para consumi-los, gerando assim o aumento da oferta e a queda de preço dos produtos, o que diminuirá o lucro de quem produz.
Portanto para que o Estado cresça, todos devem crescer juntos, é nesse momento que entra o Governo como agente orquestrador desse crescimento.
Assessoria: Sobre a reestruturação do INDEA no que vem melhorar para o servidor a seu ver?
Flavio Soares de Moraes: A reestruturação vem ao encontro com varias necessidades dos nossos servidores, haja visto que o órgão precisa de uma reformulação. A palavra reestruturação me faz lembrar profundas mudanças, que só acontecem quando se deixa de fazer as pequenas mudanças em seu tempo, gerando um acumulo, até o memento em quem ninguém agüenta mais. Portanto a reestruturação de um órgão é fruto da má administração, não culpo só a gestão do INDEA/MT mas também ao nosso comodismo em deixar que isso acontecesse.
Não deve se tiver a reestruturação como marco histórico ou como uma medida definitiva, devemos sim ser vigilantes e não deixar que as mudanças não ocorram em seu tempo, para isso deve ter um sindicato atuante e atualizado nas normas trabalhistas e em melhores condições de trabalho para seus sindicalizados.
Assessoria: O que é de extrema importância na sua regional para desenvolver as atividades e que esta faltando no momento?
Flavio Soares de Moraes: Não só na regional onde estou lotado, mas acho que em todo INDEA o que esta faltando é uma ferramenta chamada planejamento, tenho notado que vivemos correndo atrás do prejuízo, as unidades os postos fiscais, geram um amontoado de informações que não são revertidas em ações pelo órgão, pelo menos não chega até nós.
Para que haja um bom planejamento é necessário que todos participem, tem que estar claro para os servidores as metas a serem alcançadas os objetivos a missão do órgão, caso contrario vai ficar rodando sem sair do lugar.
Nota se que há uma falta de comunicação entre as próprias coordenadorias da instituição, o que caso ocorresse poderia gerar uma redução nos custos e uma maior eficiência nas atividades. Por exemplo, o servidor que vai fazer inspeção de uma lavora em determinada propriedade, poderia muito bem orientar sobre as ações das demais coordenadorias ou se for o caso desenvolver as atividades em conjunto com outro colega, mas isso não ocorre, tendo que comprar mais veículos, gastar mais combustível sem falar nos custos indiretos, isso acaba gerando um alto custo e uma baixa eficiência nas atividades.
Outro fato que tenho observado é a defasagem do órgão no que diz respeito a informatização, utilizando-se de sistemas arcaicos que a todo momento dão problemas, além de ocupar grande parte da sua mão de obra em serviços administrativos, mão de obra esta que poderia estar no campo, orientando, fiscalizando ou atendendo ao produtor. Enquanto outros órgãos evoluíram deixando de fazer uso de formulários, o INDEA/MT continua se entupindo de formulários. Tomamos como exemplo a Autorização de Transporte de Produtos Florestais (ATPF), que era feita em papel moeda com inúmeros itens de segurança e que acabou sendo substituída pela GUIA FLORESTAL, que nada mais é que uma folha de papel A4, outro exemplo é a nota fiscal eletrônica.
Portanto acho que já passou da hora de se transferir aos produtores, serviços como emissão de saldos, históricos, comunicação de vacina, autorização de importação de agrotóxicos e até mesmo a Guia de Trânsito Animal, serviços estes meramente administrativos que poderiam ser disponibilizados cia internet, gerando uma facilidade tanto para o produtor, como para o órgão de defesa, que terá que se dispor de menos pessoas para esse tipo de atendimento e concentrar suas atividades em áreas mais importantes.
Assessoria: Qual o conselho que você dá aos novos servidores públicos que estão ingressando no INDEA?
Flavio Soares de Moraes O conselho que dou aos servidores que estão ingressando agora, é de que não se acomodem com o serviço público, invistam no conhecimento e procurem sempre melhorar. Não se deixem seduzir pela segurança que um cargo publico trás, pois quando você menos esperar a vida passou e você não fez nada.
Assessoria: A sua opinoão é muito importante para nós melhorarmos ainda mais, qual a sua sugestão?
Flavio Soares de Moraes: A minha opinião é que o sindicato deve estar sempre atento ao que se esta discutindo a respeito de sindicalismos no Brasil e no mundo, para isso acho importante a participação em congressos a esse respeito.
ASCOM/SINTAP/MT
ITAMI SIRAVEGNA